domingo, 22 setembro 2019
Home Economia 100.000 pontos de recompensa

100.000 pontos de recompensa

0
Gráfico bolsa de valores
Bolsa de Valores: Ibovespa chega aos 100.000 pontos

A inédita marca dos 100.000 pontos no Ibovespa foi atingida pela primeira vez no histórico pregão desta segunda-feira. A pontuação tem apelo psicológico fortíssimo, além de atuar como fonte captadora de potenciais novos investidores (residentes e não residentes) ao mercado acionário brasileiro.

Superar 100.000 pontos é uma forma de mostrar o potencial do mercado acionário brasileiro não somente aos estrangeiros, mas também ao grande número de brasileiros avessos ao risco e/ou acomodados com os velhos tempos de bons rendimentos proporcionados pelos ativos de renda fixa.

A dinâmica do mercado mudou bastante nestes últimos anos. Atualmente, ficar sentando somente em títulos de renda fixa pós-fixados não vai proporcionar rendimentos satisfatórios ao investidor, além de reduzir o ritmo de crescimento do portfólio comparado ao histórico dos últimos anos/décadas. Ficar posicionado somente em títulos de renda fixa pós-fixados permitirá bater a inflação e sobrar um troco pro café.

Hoje, para alcançar rendimentos satisfatórios, é necessário sair do conforto da renda fixa pós-fixada, movimento que o investidor brasileiro ainda não está habituado. Não significa que a porta de saída da renda fixa é, também, a porta de entrada para o mercado de renda variável, já que existem diversos outros produtos/classes de ativos para serem avaliados com potencial de retorno maior, porém a bolsa de valores é um dos alvos a serem perseguidos por alguns investidores e gestores de fundos de investimento, fundos de pensão, family offices, entre outros.

Por conta disso os 100.000 pontos são uma marca importante alcançada pelo mercado de ações brasileiro. Tira um pouco o peso do passado lamentável registrado na era Dilma, onde a bolsa brasileira alternava entre fases de congestões irritantes e quedas abruptas. Agora, com o upside acumulado dos últimos três anos, os investidores voltam enxergar esperança no mercado de ações.

Os 100.000 pontos são bom lembrete de um mercado bullish, iniciado em 2016 aos 37.000 pontos. Há quem dizia, na época, desde analistas a gestores de fundos, que o Ibovespa estava caro aos 37.000 pontos. Não é culpa de uma análise mal feita, ou sequer reflexo de que as empresas estavam indo de mal a pior, mas sim puro efeito da contaminação de um ambiente negativo/pesado sobre os preços. Poucos acreditavam numa alta do mercado acionário cerca de três anos atrás, por conta disso os 37.000 pontos foram alcançados sem chamar muita atenção.

O ambiente atual é totalmente diferente daquele observado entre 2010 a 2016. Ainda que os fundamentos macro estejam ruins (na verdade pioraram), há esperança de um futuro melhor. O mercado se move por expectativa, por conta disso chegamos aos 100.000 pontos. Nada muito relevante foi feito para melhorar nossa situação fiscal, bem como o fraco ritmo de crescimento econômico, mas existe uma perspectiva positiva que segue movendo os preços no mercado.

A reforma da previdência é constantemente citada como uma das forças responsáveis pela criação desta perspectiva positiva. Entretanto, o movimento no mercado é mais abrangente. A reforma da previdência pode não passar ou mesmo ser desidratada, ainda assim o mercado pode seguir bullish se o governo encontrar outra alternativa para realizar ajuste fiscal. As figuras de peso que estão no comando possuem viés pró-mercado, as vezes isso pode ser mais do que suficiente para manter o ânimo dos investidores.

O mercado sentiu em 2016 que deixamos para trás as maluquices da nova matriz econômica implementadas pela dupla Dilma & Mantega, as velhas políticas/táticas ineficientes de esquerda e o viés ideológico que nada contribuía para o crescimento sustentável de longo prazo. Houve uma virada de chave, a estratégia político-econômica mudou, a esquerda perdeu força, os heterodoxos saíram dos holofotes, a inflação não assusta mais e a casa está sendo arrumada aos poucos.

Não existe garantia de que o futuro será melhor, mas pelos menos estamos trabalhando para ter uma chance. Bem vindos 100.000 pontos no Ibovespa, patamar tão esperado por investidores de longa data e, talvez, mais do que merecido, depois de tanto esforço/mudança nestes últimos anos.

Para uma assessoria de investimentos personalizada e gratuita, clique aqui e agende uma reunião! Você receberá uma ligação minha, no dia e horário determinado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of