quinta-feira, 18 abril 2019
Home Investimentos Fundos Imobiliários Fundos Imobiliários: evolução dos investidores

Fundos Imobiliários: evolução dos investidores

0
Capa post Evolução Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários, conforme publicado no post “Investimento Imobiliário através da Bolsa de Valores, é possível?“, possuem algumas vantagens quando comparados ao investimento diretamente em imóveis. Essas vantagens têm chamado atenção de muitos investidores que, através de pesquisas na internet, buscam entender mais sobre este tipo de investimento.

De acordo com a ferramenta Google Trends, a procura por “fundos imobiliários” está no pico de toda sua história. O gráfico abaixo representa a procura desde 2010:

Planilha google trends fundos Imobiliários
Fonte: Google Trends

 A principal vantagem dos fundos imobiliários é, sem dúvida, a não incidência de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos para pessoa física.  Para isso, deve atender os seguintes critérios:

– O FII possuir negociação exclusiva em bolsa;

– O FII Ter no mínimo 50 cotistas;

– O cotista não ser dono de mais de 10% do patrimônio do fundo.

Essa vantagem, somada à queda da taxa de juros, faz com que o número de investidores de fundos imobiliários cresça cada vez mais. Em fevereiro de 2018, o número de investidores era de 133.610. Em janeiro de 2019, o número passou para 230.717, um aumento de 72,68%.

Gráfico de número de Investidores em FII por classe
Fonte: Informações retiradas no site da B3 em seu boletim mercado imobiliário

A maior parte destes investidores, 65,67%, é de pessoas físicas. Este número já foi maior, porém um grande avanço para o mercado aconteceu.  Em maio de 2018, a resolução CMN 4661/18 determinou que fundos de pensão façam seus investimentos imobiliários através de instrumentos do mercado financeiro, como fundos imobiliários. Além disso, aumentou o limite de 8% para 20% para alocação dos recursos em imóveis.

Conforme os dados da B3, o volume médio diário aumentou 45,65% entre 2018 e 2019 e o número de fundos registrados na CVM e B3 mais do que dobrou desde 2011.

Gráfico de crescimento no número de fundos.
Informações retiradas no site da B3 em seu boletim mercado imobiliário

Os fundos imobiliários são um veículo de investimento que estão cada vez mais ganhando espaço no mercado de capitais brasileiro. Mais presentes nos portfólios dos brasileiros, estes investimentos vêm revolucionando o mercado na sua versatilidade e forma de investir. Fique de olho e acompanhando as novidades aqui no Finanças Inteligentes e qualquer dúvida você pode usar os comentários abaixo.

Abraços e até logo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of