quarta-feira, 26 junho 2019
Home Investimentos Balanço geral do 1º dia de negócios do IMAB11

Balanço geral do 1º dia de negócios do IMAB11

8
ETF

O pregão desta segunda-feira na bolsa de valores brasileira foi marcado pelo primeiro dia de negócios com as cotas do ETF de renda fixa IMAB11. Lançado pelo Itaú Asset Management, o ETF IMAB11 permite acesso a uma carteira diversificada de títulos do Tesouro Nacional atrelados ao IPCA.

A metodologia é bastante simples. O IMAB11 é um ETF com objetivo de replicar o desempenho do índice IMA-B, calculado pela Anbima. Isso significa que se o índice IMA-B valorizar, as cotas do ETF IMAB11 também irão se valorizar na mesma proporção. Por outro lado, se o IMA-B desvalorizar, as cotas do ETF IMAB11 também irão se desvalorizar na mesma proporção.

O índice IMA-B é composto por uma cesta de 13 NTN-Bs com vencimento de 2020 a 2055, atualmente com prazo médio de cerca de 7,4 anos, taxa média de 4,31% + IPCA e volatilidade anualizada de 5,45%. Abaixo é possível verificar a composição atual do índice IMA-B, mostrando cada NTN-B e seu respectivo peso na formação da carteira teórica:

Imab

Entre outras palavras, comprar o ETF IMAB11 é como comprar todas estas NTN-Bs de uma só vez, na proporção mencionada nesta tabela acima. Portanto, se as taxas das NTN-Bs caírem, os preços dos títulos públicos irão se valorizar, assim como o preço do ETF IMAB11. Se as taxas das NTN-Bs subirem, os preços dos títulos públicos irão se desvalorizar, assim como o preço do ETF IMAB11.

A mesma estratégia utilizada pelo investidor no passado para comprar e vender NTN-Bs através do sistema Tesouro Direto poderá ser facilmente adaptada para comprar e vender o ETF IMAB11, com alguns diferenciais favoráveis ao ETF.

A taxa de administração cobrada pelo Itaú Asset Management é de 0,25% ao ano, a mesma taxa de custódia cobrada do investidor que aplica em títulos do Tesouro Direto. Entretanto, por ser negociado em bolsa, o ETF IMAB11 pode ser comprado e vendido a qualquer momento a preço de mercado. No sistema Tesouro Direto o investidor compra e vende títulos com preços defasados, já que as taxas são atualizadas, normalmente, durante 3 vezes em dias normais. Em pregões voláteis, o Tesouro Direto costuma suspender as negociações por alguns minutos/horas. Na bolsa, não há suspensão de negócios, a não ser em pregões onde o circuit breaker é acionado (ocasiões muito atípicas).

A liberdade para comprar e vender a qualquer momento, fechando negócio a preço praticado naquele exato instante, pode ter proporcionado uma estréia gloriosa ao ETF IMAB11. O balanço geral do primeiro dia de negócios na bolsa pode ser considerado muito positivo.

Foram realizados 146 negócios nesta segunda-feira com volume aproximado de 5,6MM. Para uma estréia de ETF pouco conhecido, os números são relevantes. A cota do ETF IMAB11 começou a ser negociada em bolsa ao preço de R$ 67,50 e fechou o dia valendo R$ 68,24.

A valorização da cota do ETF IMAB11 é mero reflexo do movimento observado hoje no mercado de juros futuros e não pela demanda compradora versus vendedora no book de ofertas do ETF. Com a queda das taxas de juros futuros ao longo do dia, os títulos do Tesouro Nacional tiveram valorização no preço. Consequentemente, o índice IMA-B também se valorizou.

O market maker no book de ofertas do ETF IMBA11 posiciona suas ordens de compra e de venda para garantir que os negócios sejam fechados na bolsa dentro de um intervalo que reflete o preço de momento do índice de referência (IMA-B).

O balanço geral do primeiro dia de negócios do ETF IMAB11 não somente mostrou o potencial de atratividade do produto, que além dos pontos citados não possui incidência de IOF, nem tabela regressiva de IR (alíquota única de 15% sobre o lucro independente do prazo de aplicação), por sinal, duas outras grandes vantagens ao investidor, como também alertou outras instituições a fazerem o mesmo. É possível que no futuro tenhamos mais ETFs de renda fixa (inclusive crédito privado) sendo negociados em bolsa.

Para uma assessoria personalizada e gratuita, clique aqui e agende uma reunião! Você receberá uma ligação minha, no dia e horário determinado.

8
Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Zeze
Visitante
Zeze

E como ficam os cupons?

Carlos Marion
Visitante
Carlos Marion

Muito bom! Ao meu ver muito mais vantajoso investir no ETF tanto no curto como no longo prazo. Pelo que vi também será liberado no segundo semestre a possibilidade de operar vendido no ETF, e isso abre mais uma vantagem pra quem disponibiza as cotas para aluguel ganhar um troco a mais.

Afonso
Visitante
Afonso

Ótimo esclarecimento.