segunda-feira, 21 outubro 2019
Home Entretenimento The Wall Street Zoo: os animais do mercado financeiro

The Wall Street Zoo: os animais do mercado financeiro

3

Se você já foi à Nova York, certamente se deparou com um touro de bronze enquanto andava pela Broadway. Igualmente, se já esteve em Frankfurt, na Alemanha, também observou um touro e um urso em frente à Bolsa de Valores. Apesar de muitos turistas tirarem fotos com esses monumentos, poucos sabem seu real significado para o mercado financeiro.

animais mercado financeiro
Foto: Wikipédia

Origem dos símbolos

Existem algumas teorias utilizadas para explicar a escolha do urso e do touro como símbolos do mercado financeiro. Contudo, a mais aceita está na obra “Miopia Corporativa” de Richard S. Tedlow, do ano de 2012. Em seu livro, Richard faz uma analogia entres os modos de ataque desses dois animais e as oscilações do mercado de ações.

O urso (bearish)

A escolha do urso, como símbolo do mercado financeiro, vem do movimento que ele realiza quando vai atacar, dando uma “patada” de cima para baixo, sufocando sua presa. Assim, quando há um grande número de quedas no mercado de ações, diz-se que o urso está à solta, ocorrendo o bearish ou bear market.

O touro (bullish)

O touro, por sua vez, ao atacar movimenta seus chifres de baixo para cima. Dessa forma, o touro indica o movimento de alta na bolsa, o bullish ou bull market, o qual ocorre quando as ações estão subindo.

touro bullish
Foto: Flickr/htmvalerio

Entretanto, antes de Tedlow realizar esta analogia, o charging bull, ou touro de Wall Street, já estava exposto em Nova York. A escultura foi concebida pelo artista italiano Arturo di Modica, após um período difícil enfrentado em Wall Street durante a década de 80.

Ao desenvolver a escultura em formato de touro, Arturo buscava simbolizar a coragem e força necessárias para o povo superar períodos de crise como aquele. O desenvolvimento da obra durou cerca de dois anos, ficando pronto no ano de 1989.

Em um primeiro momento, a escultura havia sido colocada próxima à Bolsa de Valores de Nova York e, posteriormente, foi realocada para o local em que se encontra atualmente. Fato é que, desde sua estreia, a estátua vem atraindo milhares de turistas diariamente, sendo considerara um must see da cidade.

Além do urso e do touro, o mercado financeiro ainda conta com alguns outros animais para ilustrar seus players e operações:

Tubarão: Assim são conhecidos os grandes players do mercado financeiro, os quais, assim como os tubarões, buscam comandar o mercado e ditar os rumos da bolsa.

Sardinha: Ao contrário dos tubarões, as sardinhas representam os pequenos investidores, que correm o risco de serem engolidas pelos tubarões.

Golfinho/Flipper: É aquele investidor que entra em um IPO (Oferta Pública Inicial) e o vende em seguida. Assim como o pulo rápido do golfinho, ocorre a venda do investidor.

Jacaré: Quando os preços de dada operação estão com oscilações muito baixas e subitamente ocorre uma alta, como no gráfico abaixo, formando uma “boca de jacaré”:

 

jacaré gráfico

Galo: Alguns operadores do mercado podem utilizar o termo “galo” para se referir a 50 unidades de algo, como cotas ou papeis.

Elefante/Jumbo: Os operadores utilizam o termo “jumbador” para definir investidores que aportam um volume financeiro muito alto em dada operação ou, em outras palavras, que “entram muito pesado”.

Borboleta: A borboleta consiste em uma estratégia para operar com um maior grau de segurança no mercado de ações. Como o operador realiza duas travas, ao utilizar essa estratégia, forma-se no gráfico uma figura similar a uma borboleta.

 

Wall street animais

Agora, na próxima vez que você visitar Nova York ou Frankfurt, não esqueça de registrar seu encontro com esses monumentos.

Lembrou de algum outro animal que não está nessa lista? Deixe um comentário e explique seu significado!

3
Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Zezaia
Visitante
Zezaia

Tem tambem a Seagull, estrategia com opções que consiste na venda de put para financiar uma trava de alta.

Tobias Klen
Visitante
Tobias Klen

Muito interessante! Leitura fácil e agradável. Parabéns!

carla
Visitante

Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!