Vida longa ao bull market!

0
Bull market

Nada muito diferente do que tem acontecido desde 2009 em várias praças financeiras mundiais, 2019 encerra a década com bull market, sendo um ano muito positivo para holders em ativos de risco no mundo inteiro.

O vigor do bull market e o poder do mercado

Mantendo a dinâmica dos últimos anos, todos os eventos adversos que surgiram em 2019 foram superados pela força bullish do mercado. Existem vários fatores de risco sobre a mesa, ou mesmo visíveis no horizonte, porém, o mercado segue insistentemente bullish.

Por mais que algumas teses possam ser consideradas factíveis, o mercado sempre foi e sempre será soberano. Entender a importância da soberania do Sr. Mercado é um ponto fundamental para que os investidores consigam aproveitar oportunidades e obter um bom desempenho no ambiente de mercado financeiro sem a necessidade de tentar prever o futuro, algo obviamente impossível.

Medo ou esperança de voltar o Bear Market?

Ainda assim, a cada correção de curto prazo surgem materiais espalhando terror ou justificando o início de uma era de bear market.

Isso é perfeitamente natural e compreensível. Quem acertar o timing da virada bear, mesmo errando em várias outras ocasiões no passado, vai alcançar a fama no mercado e ter uma ótima oportunidade para ganhar um bom dinheiro vendendo cursos e palestras.

Sem sinal de apocalipse, 2019 termina cravando 10 anos de ciclo bullish global. Algumas praças, como a brasileira, chegaram atrasadas, mas hoje ninguém está de fora da festa.

O mundo inteiro segue bull market!

Estados Unidos

A praça norte-americana, a mais influente do mundo, segue firme no ciclo de alta. Dow Jones superou recentemente a marca histórica dos 28.000 pontos. No início do ano, o índice oscilava em torno de 22.000 pontos.

bull market USA

Reino Unido

Na terra do Brexit, o mercado de ações iniciou o ano aos 6.600 pontos, pesado pela indefinição de cenário macroeconômico. Mesmo com várias discussões, adiamentos e desentendimentos que marcaram o cotidiano dos britânicos em 2019, a bolsa de valores se aproxima do fim do ano aos 7.500 pontos, acumulando um bom upside.

bull market UK

chamada para ação para o post O furacão boris johnson

Alemanha

A Alemanha, que sofreu o ano inteiro com o risco de recessão, atualmente estagnada economicamente, sequer apresenta sinal de esgotamento em sua forte perna de alta observada em 2019 na bolsa de valores.

bull market Alemanha

França

A França também acumula um belo upside em 2019. As manifestações frequentes dos coletes amarelos parece ocupar espaço, apenas, na imprensa local e parte da mídia global. No mercado financeiro, o ambiente é completamente diferente.

bull market França

Powered by Rock Convert

Japão

Os japoneses também não tem muito do que reclamar. Apesar do crescimento modesto, e poucas novidades no horizonte macroeconômico, Nikkei segue fortemente bull market, ultrapassando os 24.000 pontos, muito acima dos 19.000 pontos observados no início deste ano.

bull market Japão

China

Os chineses estão sendo pressionados a ceder em alguns pontos na guerra comercial com os Estados Unidos, e ainda precisam administrar o macro interno para que a economia continue em trajetória de pouso suave. Depois de várias décadas subindo mais de 10% ao ano, o PIB segue oscilando próximo dos 6% ao ano, mas sem desanimar o mercado.

chamada pra ação post acordo comercial EUA e China

Apesar da volatilidade intensa, considerada comum para a bolsa de Shangai, 2019 se encerra com ganho acumulado razoável.

bull market China

Índia

A bolsa da Índia segue fortemente bull market, renovando máximas históricas com elevada frequência ao longo dos últimos anos. Em 2019 não foi diferente, mercado bullish e alcançando mais um recorde histórico.

bull market Índia

Brasil

No Brasil o mercado segue indiscutivelmente bullish, puxado tanto por drivers internos, quanto por drivers externos. O Ibovespa se aproxima do fim do ano alcançando mais um recorde histórico, sem apresentar novidades relevantes.

bull market Brasil

Rússia

O mercado acionário russo também apresenta um belo upside em 2019. Após iniciar o ano aos 2.300 pontos, o mercado supera mais uma marca histórica, ultrapassando os 3.000 pontos.

bull market Rússia

Turquia

Para encerrar a série, nada melhor do que apreciar o gráfico do principal índice acionário do mercado turco. Duramente afetada por um choque de fúria do mercado em meados de 2018, a Turquia encerra 2019 fortemente bull market, aos 111.000 pontos, bem acima dos 88.000 pontos registrados no início deste ano, que por sinal foi o mesmo patamar da mínima do ano passado.

bull market Turquia

Saiba mais sobre como bull market ao redor do mundo pode impactar em seus investimentos! Converse com um de nossos assessores clicando aqui!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of