Sem depender da “Nova Previdência”.

Quando iniciamos nossas carreiras, alguns de nós já nos questionamos como iremos nos aposentar. Como iremos manter o padrão de vida que temos hoje? Como serão cumpridos os compromissos financeiros quando não estivermos mais com a disposição de hoje? Pode ser que estes questionamentos ainda não estejam presentes no início da sua carreira. Mas é essencial começar a planejar a sua aposentadoria o quanto antes.

Entretanto, inevitavelmente, virá o momento em que estas dúvidas surgirão.

Em seguida, pensamos nas alternativas disponíveis. A primeira é o governo. Todos os meses, grande parte dos brasileiros, obrigatoriamente, tem descontado em seu recibo de salário ou pró-labore uma porcentagem para o INSS. Esse desconto tem como um de seus objetivos garantir uma renda provida pelo governo.

Download Planilha Aposentadoria

Entretanto, o assunto sobre a nova previdência pública (Reforma da Previdência) tem sido altamente debatido.

Temos consciência que esta fonte de aposentadoria sofrerá prejuízos devido ao seu deficit orçamentário. Desta forma, é importante pensarmos na possibilidade de não haver mais esta fonte pública de aposentadoria. Portanto, é de nossa responsabilidade encontrar o caminho para construção da nossa própria aposentadoria.

Fatores essencias

Iniciamos o planejamento com a análise das nossas finanças pessoais. Organizando o que idealizamos para todas as áreas da nossa vida e o seu custo financeiro. Com metas, sonhos e necessidades traçadas, podemos alocar adequadamente em diferentes investimentos parte de nossa renda mensal e recursos, visando estabilidade e qualidade de vida para os anos de aposentadoria.

O mercado financeiro tem diversas alternativas para investimentos, dependendo do perfil de cada pessoa. Dentre elas, podemos destacar rendas fixas de longo prazo, fundos de investimentos, renda variável (bolsa, fundos imobiliários,  entre outros) e previdência privada.

Os fatores e premissas essenciais para que esse planejamento seja realizado com êxito são:

Planejando aposentadoria

  • Considerando a idade atual e de aposentadoria nós obtemos a informação do período de acumulação de capital.
  • Determinando a expectativa de vida teremos o prazo em que será desfrutado o rendimentos de aposentadoria, após o período de acumulação.
  • A renda desejada na aposentadoria vai delinear qual a poupança mensal que será necessária para atingir o objetivo
  • A taxa de juros anual estimada (taxa básica de juros, meta Selic) para o período entre a idade atual e a expectativa de vida  irá guiar qual o perfil de risco que deveremos assumir para deliberarmos sobre o rendimento anual projetado ao logo de todo o período.

Quero planejar a minha aposentadoria, qual o primeiro passo?

Com esses fatores determinados, chegaremos à equação ideal para que, na idade escolhida, a aposentadoria esteja garantida.

Uma boa aposentadoria é sinônimo de independência financeira. Investindo com qualidade e segurança seremos, sem depender do governo, responsáveis pelo nosso futuro. A boa decisão que tomamos hoje nos leva à tranqüilidade e qualidade de vida que desejamos no futuro.

Criei uma planilha que pode te ajudar a planejar a sua aposentadoria! Acesse clicando aqui!

Saiba mais sobre como planejar a sua aposentadoria! Converse com nossos assessores clicando aqui!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome