Intervenções do Banco do Povo acalmam mercado

1
banco do povo

Intervenções do Banco do Povo (autoridade monetária chinesa) nestes últimos dias tranquilizam o ambiente nas principais praças financeiras globais, afetadas nas últimas semanas pelas projeções de impacto econômico provocado pelo surto do coronavírus.

Intervenções do Banco do Povo

Uma atuação por parte da autoridade monetária chinesa na volta do feriado estendido do Ano Novo Lunar era amplamente esperada pelo mercado. Entretanto, o volume da injeção de liquidez surpreendeu alguns players, analistas e economistas.

CTA post coronavirus

Ânimo para o sistema financeiro chinês

Somente na segunda-feira e terça-feira desta semana, foram injetados 1,7 trilhão de iuanes (cerca de 242 bilhões de dólares) no sistema financeiro chinês.

Para efeito comparativo, nos Estados Unidos, o FED (Federal Reserve – Banco Central norte-americano) injeta 60 bilhões de dólares por mês no sistema financeiro norte-americano, através do seu programa de compra de ativos.

Entre outras palavras, a China injetou no sistema financeiro em apenas dois dias o que os Estados Unidos demoram para injetar no seu sistema financeiro durante quatro meses. O Banco do Povo ressaltou que a força das suas injeções de liquidez serve para mostrar a determinação da autoridade monetária para estabilizar as expectativas do mercado financeiro e restaurar a confiança na economia.CTA newsletter

Como funcionaram as Intervenções do Banco do Povo

As operações conduzidas pelo Banco do Povo entraram no sistema financeiro local em forma recompras reversas, com objetivo de provocar com maior eficiência a redução dos custos de financiamento para empresas e famílias.

O órgão fiscalizador do mercado financeiro chinês também anunciou medidas de hedge para ajudar aliviar o pânico esperado na abertura de segunda-feira na praça local, suspensão de negócios no horário noturno e permissão para companhias com contratos na bolsa prorrogar ou estender datas de vencimento.

O órgão chinês também ressaltou que o conjunto de medidas adotadas tem objetivo de melhorar as expectativas de mercado e evitar o que chamou de comportamentos irracionais.

Reflexo nos EUA

O forte intervencionismo na China agradou o mercado. Em Wall Street, os principais índices acionários voltaram a subir forte depois do anúncio das medidas tomadas pelas autoridades chinesas. O S&P500 voltou para os 3.300 pontos, aproximando-se da máxima histórica.

S&P500 depois da intervenção do banco do povo

Reflexo no Brasil

O índice Bovespa estancou o movimento de queda de curto prazo após tocar a região dos 112.000 pontos. Atualmente o mercado local oscila ao redor dos 116.000 pontos, acompanhando a oscilação observada em várias outras praças financeiras, tanto de países desenvolvidos, quanto de países emergentes.

Saiba mais sobre como a intervenção do Banco do Povo pode impactar em seus investimentos! Converse com nossos assessores clicando aqui!

1
Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
O Engenheiro Investidor
Visitante

Opa, o reflexo foi muito bom. Depois dessa noticia de mais um corte de juros o mercado promete!