Circuit Breaker e o declínio do Ibovespa

0
Operadores sentados em frente a tela de negociação, com as mãos na cabeça por causa do circuit breaker

Confira um resumo dos impactos sobre o Ibovespa, no dia de circuit breaker e a maior queda desde o Joesley Day!

Petróleo

O jornal britânico Financial Times informou neste domingo (8) que a Arábia Saudita adotou medidas de retaliação contra a Russia, aumentando nível de produção de Petróleo para derrubar os preços. Fato acontece depois do fracasso na negociação sobre o preço do Barril do Petróleo na semana passada, na reunião da Opep.

“O barril a US$ 20 está chegando”, disse Ali Khedery, ex-conselheiro da petroleira americana Exxon no Oriente Médio e executivo-chefe da Dragoman Ventures, sediada nos Estados Unidos. “Implicações geopolíticas enormes estão a caminho”, escreveu Khedery no Twitter.

O Preço do Barril do Petróleo cai fortemente hoje ( mais 20% de queda) nas Bolsas Internacionais, que somados a continuidade de transmissão do Coronavirus, leva os índices Futuros das Bolsas Norte Americanas para mais quedas.

Desde que o novo Governo tomou posse no Brasil, com uma política mais liberal na Petrobras, as ações da Petrolífera brasileira acompanham fielmente o preço do barril de Petróleo no mercado internacional, conforme gráfico abaixo.

PETR4 vs Petróleo WTI

Caso continuem essas quedas internacionais ao longo da semana, o Ibovespa pode vir buscar a seguinte região de preço: 78 mil pontos (-20%), como alvos técnicos de baixa.

Comportamento do Ibovespa: principais “flash crashes”

✔Ataque às Torres Gêmeas
– Setembro de 2001
– Queda de -27,9% em 11 dias
– Recuperação de 52% em 82 dias – Saldo final: +9,6%;

✔Crise de 2008 (maior Crise Financeira da História desde 1929):
– Queda de -58% em 5 meses
– Recuperação de 125% em 1 ano;

✔Delação de Joesley Batista
– Maio de 2017
– Queda de -12,17% em 2 dias – Recuperação de 26% em 86 dias – Saldo final: +10,6%

✔Greve do Caminhoneiros – Maio de 2018 – Queda de -20,24% em 25 dias – Recuperação de 40% em 165 dias – Saldo final: +11,6%
Ou seja, por mais brusca que seja a queda, existe um padrão de recuperação no médio/longo prazo.

Circuit Breaker

Hoje, por volta das 10h30 da manhã, o Ibovespa caiu 10,02% e o circuit breaker foi acionado. O circuit breaker é uma ferramenta de segurança que interrompe todas as operações da Bovespa em movimentos de queda acentuada.

Quando o Circuit Breaker é acionado?

  • Ibovespa caiu mais de 10%, pausa de 30 minutos;
  • Ibovespa caiu mais de 15%, pausa de 60 minutos;
  • Ibovespa caiu mais de 20%, operações suspensas no dia.

Investir em momentos de crise

Em setembro do ano passado fizemos um Webinar onde demonstramos muito do comportamento dos investimentos em um cenário de alta volatilidade e aversão ao risco internacionalmente, como o de agora.

O impacto e cenário projetados, bem como produtos escolhidos como oportunidades, foram bem assertivos pro momento que estamos vivendo, confira clicando aqui!

Assista ao meu vídeo:

Quer saber mais sobre como o Cenário Macroeconômico impacta em seus investimentos? Converse com um de nossos assessores clicando aqui!

Abra sua conta!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome