Por que você deve ter um Assessor de Investimentos?

0
Assessor de Investimentos

Antes de falarmos sobre o papel e a importância do Assessor de Investimentos, é importante saber que o número de pessoas investindo nunca foi tão grande no Brasil. Uma prova disso foi o último dado que a CVM divulgou, que mesmo nessa crise toda, em março houve um aumento de 15% de CPFs registrados e batemos 2,2 milhões de pessoas na bolsa. Apesar do crescimento ser tão significativo, apenas 1% dos brasileiros estão com os CPFs ativos.

Em economias mais desenvolvidas como os EUA, 65% da população, isto é, 200 milhões de pessoas investem na Bolsa de acordo a um dado de 2012.

Por que essa diferença tão grande?

Claro que a diferença desse número não se deve apenas ao nível de desenvolvimento econômico e educacional, o histórico brasileiro também não ajuda muito. Sempre fomos o país dos juros alto e comparando a rentabilidade entre o CDI e o Ibovespa desde novembro 1998, nossa bolsa perde e oferece muita mais volatilidade ao investidor como mostra o gráfico:

Ibovespa vs CDI
Fonte: Mais Retorno

Porém, esse cenário é completamente diferente nos últimos 4 anos, cada vez mais os juros vem caindo e a necessidade de o investidor sair do CDB do banco que não paga mais aquele 1% ao mês, é cada vez maior, pois acumular patrimônio para uma independência financeira não é para todo mundo e cada vez mais está se tornando um processo mais sofisticado.

Por que uma corretora e não um banco?

Por se tratar de um costume antigo, boa parte dos brasileiros ainda estão em bancos. Todavia com o cenário completamente diferente, as corretoras estão ganhando o seu espaço gradativamente.

Isso se deve ao fato de que as corretoras têm produtos que oferecem a mesma segurança com custos operacionais muito menores e uma diversidade de produtos infinitamente maior. Podemos ver que a grande maioria das corretoras disponibilizam a seus clientes diversos emissores de títulos bancários (com a mesma proteção do FGC que seu banco tem) fazendo com que coloquem boas taxas para competir na captação de recursos.

Diversas gestoras de fundos de investimentos, das mais conhecidas as menos populares, possuem um processo seletivo para aprovar performance e responsabilidade com o cotista. Sem falar também na disposição de melhores plataformas para quem gosta de renda variável!

Abra sua conta e comece a investir! Clique aqui.

Indo direto ao ponto!

Mas afinal de contas, por que devo ter um assessor de investimentos? Meu gerente de banco não supre essa necessidade?

É de suma importância se ter um Assessor de Investimentos por conta da infinidade de produtos que a corretora pode oferecer, pois só assim você terá alguém de olho nos melhores produtos para o seu perfil e objetivos tanto para curto quanto para longo prazo.

E quanto a meu gerente de banco? Seu gerente de banco tem muitas outras atividades para manter o foco. Ele possui uma grande carteira com cerca de 600 clientes e uma rotina voltada para a manutenção de contas correntes, pagamento de contas, empréstimos e transferências. Além disso, este precisa atingir uma série de metas relativas a vendas de produtos bancários, o que pode atrapalhar e muito na melhor escolha para as suas necessidades!

via GIPHY

Mas como um Assessor de Investimentos pode me ajudar?

A rotina de um Assessor de Investimentos é baseada em: prospectar novos clientes, fornecer orientações sobre o mercado financeiro aos investidores, oferecer os produtos certos, acompanhar a carteira de seus clientes para auxiliá-los da melhor forma possível e, por fim, transmitir as ordens dos investidores para corretoras.

Ao contrário do que muitos pensam, principalmente quando pegamos referências de filmes e séries, apesar de um assessor de investimentos ser um especialista no assunto, possuir certificação profissional obrigatória para exercer a profissão, ele, de maneira alguma pode ser alguém difícil de se compreender.

O Assessor de Investimentos está ali para descomplicar todo o economês e linguagens usadas por outros especialistas para facilitar o entendimento do cliente!

Importante frisar que independente de quem você é como investidor, do seu perfil e nível de conhecimento, seu assessor irá apresentar produtos que se encaixem melhor com a sua situação, para assim, obter os melhores resultados.

Regulamentação

A profissão hoje é regularizada na instrução da CVM 497, aonde a mesma indica como o profissional deve se portar em diferentes frentes e quais são os requisitos para ser um assessor. O mais interessante e gostamos de deixar destacado aqui que o assessor é um profissional com mentalidade de empresário. Ele pode atuar como pessoa física ou pessoa jurídica. Mas em ambas as formas ele depende da sua própria credibilidade para ter uma boa carteira de clientes.

O maior compromisso dele não é bater metas, mas sim construir um relacionamento de longo prazo com os clientes. Somente assim ele pode ter um negócio sustentável e promissor. Gosto de destacar que os assessores de investimento são certificados pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

Qual o custo de um Assessor de Investimentos?

Afinal de contas, quanto custa uma assessoria?

Hoje dentro da XP ela é “gratuita”! Isso mesmo. Falamos dessa forma pois de maneira alguma ela inclui mais custos para o investidor. Na verdade, hoje grande parte das corretoras remuneram seus assessores com repasse pelo volume investido. Dessa maneira, o assessor batalha cada vez mais pelos interesses de seu cliente e, confiando nele, é normal que aporte cada vez mais na sua carteira de investimentos!

Cenário atual

O que estamos vivenciando hoje sem dúvidas é um grande marco na história do mundo. O que estamos vivenciando hoje sem dúvidas é um grande marco na história do mundo. Uma das maiores crises afetando diversas áreas do mercado financeiro. E agora, como ficam suas aplicações?

Nessa hora, o seu gerente de conta provavelmente não terá condições de tirar as dúvidas de todos os clientes que têm investimentos no banco, são diversas demandas e as dúvidas em relação ao mercado são muitas. Passar por uma crise dessas sem a orientação que deseja, precisando apelar para a ajuda de algum conhecido que entende um pouco do assunto com certeza pode trazer diversas complicações.

Com tudo isso acontecendo, seu Assessor de Investimentos tem que estar a disposição para te auxiliar da melhor maneira possível, fornecendo um panorama geral da visão analistas do mercado, como esta a sua carteira de investimentos e a mentalidade da gestora dos fundos que você aplica, além de adequar o seu perfil de investidor com as suas aplicações e objetivos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome