Não tente advinhar, planeje

0
Planejamento

Vivemos na era dos incontáveis especialistas, em todas as áreas. A informação está ao alcance de todos. Uma simples leitura ou poucas horas de prática transformam aprendizes em donos da verdade. É comum nos depararmos com grupos de amigos ou familiares em discussões acaloradas sobre os mais diversos assuntos com inúmeros “eu acho”.

Estamos rodeados por especialistas de ocasião.

Experiência de Assessor

Aprendi pela experiência como Assessor de Investimentos e empreendedor que não temos o poder de prever o que acontecerá nos próximos dias, quem dirá nos próximos meses ou anos.

Por mais que tenhamos alguma convicção sobre determinado assunto, precisamos ter humildade e a mente aberta para verdadeiramente aprender com os fatos, e não nos deixarmos seduzir pelo “achismo”. A tentação é grande – quem não gostaria de ter maior previsibilidade sobre o futuro?

Comportamento de quem entende do assunto

Quando analisamos o comportamento de ícones geniais como Warren Buffet, percebemos que, sempre quando questionados acerca de previsões futurísticas, se posicionam sinceramente com um “não sei”.

Por mais óbvia que pareça essa resposta, temos muita dificuldade em aceitá-la, e nem todos conseguem ter a mesma humildade. Se conseguirmos compreender a grandeza de respostas realistas e sinceras, mesmo que não sejam a que queremos ouvir, será sinal de que estamos um passo à frente.

Se não temos as respostas, devemos procurar os profissionais capacitados para fazer as perguntas certas: “como isso influencia para que você atinja os objetivos que está mirando?” Ninguém tem receita pronta, mas os questionamentos corretos podem apontar os caminhos a seguir, trazer clareza sobre os objetivos e apontar as estratégias necessárias para alcançá-los.

Faça o planejamento de seus investimentos. Fale com um Assessor clicando aqui. É gratuito!

Ter um planejamento é importante

Em momentos de crise, fica ainda mais evidente a importância do planejamento, tanto na vida pessoal – com a imagem clássica de um casal de idosos aproveitando a aposentadoria para usufruir do que foi construído numa vida de trabalho – quanto no mundo dos negócios, onde quem se prepara para correr uma maratona, com foco na perenidade, atravessa a turbulência e, geralmente, cruza mais forte a linha de chegada. O que estamos acostumados a ver, porém, é que a maioria vende o almoço para pagar o jantar.

Não sabemos o que esperar do futuro, nem quando ou como enfrentaremos as dificuldades que virão. Mas podemos simular cenários, revisar objetivos e trabalhar com as armas que temos.

As crises passam. Planejamento sempre será determinante.

Assessor de Investimentos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome