Errar é humano, é verdade, e nos investimentos não é diferente. O que o investidor pode e deve fazer é diminuir seus riscos e minimizar os erros em seus investimentos. Por isso, separamos neste artigo, 7 erros do investidor.

Investir não é complicado, é uma questão de vontade e disciplina. Vontade de aprender e estudar e disciplina de seguir a sua estratégia e manter aportes constantes. Além disso, saiba que não existe o melhor investimento.

O que existe são produtos que se destacam em suas respectivas modalidades e que podem estar mais alinhados com o que o seu perfil e objetivos.

Ter medo de investir seu dinheiro

Muitas pessoas deixam de investir por medo. Medo de cometer algum equívoco ao investir, fazer escolhas erradas e de correr o risco de perder o dinheiro que você precisou trabalhar diversas horas para conquistá-lo.Esse medo de investir é normal, querendo ou não, o dinheiro é um assunto muito sensível nas famílias brasileiras.

Mas esse medo impede as pessoas de irem em busca de seus objetivos financeiros como realizar uma viagem dos sonhos, comprar a casa próprio ou atingir a liberdade financeira.Outro ponto que gera conflito nas pessoas antes de começar a investir é a falta de conhecimento, a complexidade do assunto.

Portanto, busque auxílio de uma assessoria de investimentos ou invista um tempo em educação financeira! Aqui no Finanças Inteligentes, temos diversos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor esse mundo.

Por fim, muitas pessoas acreditam que é necessário muito dinheiro para começar a investir. Neste artigo, você pode conferir que não é verdade!

CHECKLIST AÇÕES

Não possuir o perfil do investidor traçado

Analisar as características do investir em relação aos investimentos e, principalmente ao risco envolvido, é muito importante.

O perfil de investidor funciona como um guia de como você deve traçar seu caminho e serve para indicar a carteira de investimentos mais adequada para você.

Clique aqui para saber os tipos de perfil de investidor!

Investir com pouca diversificação

O segredo para o sucesso dos grandes investidores está em possuir uma carteira diversificada.

Ter uma carteira de investimentos diversificada é simples e pode fazer a diferença para quem não tem muita segurança ao investir e deseja diminuir os riscos de investir em tipos de investimentos com mais volatilidade, como a renda variável.Independente se você é um investidor conservador ou agressivo, o objetivo da carteira diversificada é sempre o mesmo: ao investir de forma diversificada, é possível diminuir os riscos de perda de dinheiro no caso da desvalorização de algum ativo.

Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.Se você gosta de futebol e quer saber mais sobre diversificação da carteira, acesse o nosso artigo sobre o assunto clicando aqui!

Reagir de forma precipitada no curto prazo

Investir é treinar constantemente a sua paciência e resiliência. Você precisa estudar o mercado e/ou estar bem assessorado e definir a estratégia que você irá seguir no curto, médio ou longo prazo e investir em modalidades alinhadas com o seu perfil e objetivos.

Assim, quando acontecer quedas bruscas e diversos circuit breakers como foi no mês de março deste ano, os investidores que conseguirem manter a tranquilidade e seguirem a sua estratégia, tendem a evitar decisões de forma precipitadas e, deste modo, fazer otímos negócios, transformando a euforia e incerteza em oportunidade.

Vale ressaltar que, em momentos de crise, o dinheiro troca de mãos, e aqueles que estão mais atentos às movimentações do mercado acabam se beneficiando das oportunidades geradas por movimentações de quem está desesperado.

Não acompanhar seus investimentos

Faça o dever de casa. Monitore seus investimentos. Acompanhe o mercado, os resultados (indicadores) das empresas que você investe. O investidor também deve se manter atento às decisões dos executivos da companhia.
Não se trata de olhar as cotações o dia inteiro, mas de acompanhar o andamento e as mudanças dos negócios para enxergar oportunidades e aproveitar.

Por outro lado, você não deve olhar o home broker o dia todo, todos os dias. Ver os preços das suas ações cairem ou subirem mexem com o psicológico, fazendo com que o investidor tome decisões precipitadas.

Não fazer mudanças ou mudar demais

Levando em conta os pontos abordados até o momento neste artigo podemos afirmar que o bom investidor é aquele que está atento as oportunidades do mercado, com foco na sua estratégia e objetivos, diversificando sua carteira.

Começando pela mudança na carteira, é possível afirmar que um bom momento para a mudar a estratégia de seus investimentos e da sua carteira, é quando um objetivo é atingido. Esse objetivo pode ser tanto o preço-alvo de determinada ação, como o target de retorno que você estipula com seu portfólio.

Outro fator importante é o prazo. Defina o prazo para esses objetivos, assim, é melhor manter essa periodicidade para avaliar a carteira.Por outro lado, mudar de mais atrapalha muito o desempenho da carteira e afeta o psicológico do investidor, como mencionado no item anterior. Sem seguir os objetivos e estratégias, você fica mais suscetível a erros, e errar é perder patrimônio.

Portanto, estabeleça sua estratégia e prazo e siga com elas até o final, fazendo somente ajustes pontuais quando surgirem oportunidades no mercado.

Não contar com uma assessoria

É preciso muito estudo e tempo para investir por conta própria. Analisar os indicadores das empresas, gráficos, acompanhar o mercado financeiro nacional e internacional e ter a resiliência para tomar as melhores decisões em períodos de crise, precisa de muita dedicação por parte do investidor.

Por isso, contar com um assessor de investimentos, que vai se preocupar com todos esses tópicos, é bem interessante. Além disso, um assessor irá desenhar uma carteira de investimentos diversificada e alinha com seu perfil e seus objetivos.

Lembre-se: estude seus erros, e evite repeti-los no futuro. Estude também os erros de outros investidores. Evite-os também. Seu dever como investidor é evitar erros. Se você conseguir evitar os erros, os acertos virão como consequência.

Clique aqui para agendar uma conversa gratuita com um assessor de investimentos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome