A última rodada de indicadores de atividade industrial medida pelas importantes pesquisas privadas do Instituto Markit revelaram uma recuperação em formato de V no setor industrial de vários países ao mesmo tempo.

Atividade Industrial dos Eua

Nos Estados Unidos, o gráfico da atividade industrial revela uma recuperação clássica em V. Conforme pode-se constatar na imagem abaixo, a retomada forma um V nítido e perfeito.

Atividade Industrial: PMI dos EUA
Atividade Industrial: PMI dos EUA

O Índice Gerente de Compras saltou de 39,8 pontos no mês de maio para 49,8 pontos no mês de junho, ficando muito próximo da zona neutra (50 pontos). O movimento sinaliza que as indústrias norte-americanas não estão sofrendo mais com retração na atividade, muito próximas de entrar em ritmo de expansão.

Zona do Euro

Na zona do euro também é possível constatar recuperação em V.

O Índice Gerente de Compras subiu de 39,4 pontos em maio para 47,7 pontos no mês de junho. Apesar de ainda continuar em terreno de contração, revela uma rápida recuperação frente às perdas relevantes registradas no mês anterior.

Atividade industrial no BRICS

A China, que estava trabalhando em terreno de expansão da atividade manufatureira, conseguiu acelerar o ritmo na última medição do mês de junho. O Índice Gerente de Compras subiu de 50,7 no mês de maio para 51,2 no mês passado, alcançando a máxima deste ano. Saiba mais clicando aqui.

Na Rússia, o Índice Gerente de Compras disparou dos 36,2 pontos registrados no mês de maio para 49,4 pontos no mês de junho, registrando uma recuperação impressionante de pouco mais de 13 pontos num período de um mês.

O Índice Gerente de Compras da Índia subiu de 30,8 pontos no mês de maio para 47,2 pontos no mês de junho, ultrapassando, inclusive, a velocidade de recuperação registrada pela Rússia, já considerada muito expressiva.

O grande destaque de recuperação entre os países emergentes é justamente o Brasil. Nós somos um dos maiores cases de sucesso de mercados emergentes revelados pela pesquisa.

O Índice Gerente de Compras do Brasil decolou dos 38,3 pontos registrados no mês de maio para impressionantes 51,6 pontos no mês de junho, virando rapidamente o setor industrial, não somente na recomposição de todas as perdas sofridas nos meses anteriores, mas já acumulando ritmo de expansão.

Atividade Industrial: PMI do Brasil
Atividade Industrial: PMI do Brasil

Faça um diagnóstico gratuito de seus investimentos! Agende uma conversa com nossos Assessores de Investimento clicando aqui!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome