O planejamento financeiro pessoal combina estratégias que envolvem tudo o que impacta as finanças de uma pessoa ou família, englobando questões orçamentárias, patrimoniais, seguros e previdência, questões sucessórias, tributárias e elaboração de planos de independência financeira, bem como demais objetivos.

Como funciona e quais são os objetivos?

São muitos os objetivos ao longo da vida, por isso é imprescindível ter um plano único, compatível com a situação financeira, hoje e no futuro.

O planejamento financeiro é um processo compreensivo e dinâmico, sendo necessário revisões anuais, uma vez que os objetivos financeiros de uma pessoa ou de uma família evoluem ao longo dos anos, bem como mudanças no estilo de vida ou circunstâncias, tais como herança, aposentadoria, transição de carreira, compra de um imóvel, casamento podem ocorrer.

Independentemente do patrimônio ou faixa de renda, um planejamento financeiro permite uma visão holística da vida financeira. Amplia as chances de lidar com contratempos e com as grandes mudanças, além de evitar problemas de endividamento e orientar na decisão de onde investir.

O planejamento financeiro pessoal é muito mais do que investimentos e controle de rendas e despesas. O planejamento financeiro pessoal prepara a pessoa ou família a analisar questões tributárias, sucessórias, seguros e muito mais.

Qual a importância de um planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é tão importante quanto um plano de saúde. Afinal, se cuidamos de nossa saúde física, por que não cuidar de nossa saúde financeira? Um bom planejamento financeiro serve como base para a pessoa ou família tomar decisões financeiras de maneira correta, em conjunto com seu plano.

Tão importante quanto aprender a poupar, é investir de maneira inteligente. Embora muitas pessoas tenham uma boa capacidade de poupança, com ajuda de um profissional, é possível otimizar esses recursos, fazendo com que, os juros compostos trabalhem a favor.

Além disso, o planejamento financeiro pessoal ensina a comprar com sabedoria, evitando tomar decisões por impulso e priorizando as metas definidas; ou seja, abdicar do consumo no presente, visando o seu objetivo.

Como o planejamento financeiro pessoal pode influenciar na qualidade de vida das pessoas?

Ter liberdade financeira para tirar o sonho do papel é ter qualidade de vida. Qualquer sonho só é construído sobre uma base financeira sólida. Dificilmente conseguimos atingir os objetivos financeiros se não tivermos uma boa relação com o dinheiro.

O primeiro passo é entender onde estamos, pois isso nos traz clareza sobre a situação atual e a partir de então formulamos estratégias para definirmos onde queremos chegar. 

Gastar menos do que se ganha e aprender a investir melhor o seu dinheiro e tomar decisões inteligentes de investimentos, de acordo com seu planejamento financeiro pessoal, é a única maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar para você, sendo possível conquistar todos as suas metas e trazer qualidade para a sua vida!

Como iniciar um planejamento financeiro pessoal?

O primeiro passo é perceber a importância do planejamento financeiro pessoal em sua vida e a partir de então entender a estrutura de rendas e despesas da família – que pode ser feito com a nossa planilha de controle de gastos pessoais. Baixe a planilha clicando aqui!

planejamento financeiro pessoal

O próximo passo é levantar o patrimônio total da família, observando os ativos e passivos. É importante listar tudo para que não haja esquecimento de algum item. Em posse disso, é lista-se os objetivos financeiros (transição de carreira, adquirir um imóvel na praia, tirar um ano sabático, independência financeira, etc).

O ideal é separar em caixinhas e buscar o auxílio de um profissional qualificado para lhe dizer o quanto é necessário poupar mensalmente e qual o rendimento ideal que deve ser buscado para cada um dos objetivos listados.

Com a clareza da sua situação financeira atual, bem como do seu patrimônio, é muito mais fácil dar o primeiro passo rumo ao seu objetivo!

Investir é tão importante quanto ganhar dinheiro

O planejamento financeiro pessoal transforma a vida das pessoas. Permite que sejamos o condutor de nossas vidas e não somente passageiros. 

Tão importante quanto ganhar dinheiro, é investi-lo visando a conquista dos seus objetivos financeiros. Isso não significa, portanto, que todo o consumo deva ser adiado, mas sim, tomar decisões financeiras com inteligência.

Esse é o segredo!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome