A quantidade de lotes padrões para BDRs e ETFs foram reduzidas.

Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com clientes da B3, disse que a diminuição de lotes padrões que o investidor poderá comprar em BDRs (recibos de ações estrangeiras) e ETFs (fundos de índices) era uma alteração aguardada pelo mercado e a notícia entusiasmou os investidores.

Em agosto foi anunciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que, a partir de setembro, qualquer investidor pessoa física teria direito de comprar diretamente BDR’s Não Patrocinados Nível I, o que anteriormente era acessível apenas para investidores com mais de milhão em aplicações financeiras.

A mudança no lote padrão de BDRs e ETFs

A diferença agora é que a quantidade mínima negociada de BDRs Não Patrocinados Nível I, ETFs de renda variável e as Opções sobre ETFs de renda variável passarão de 10 para 1 unidade. Além disso, os BDRs Patrocinados Nível II ou III passarão de 100 unidades para 1 unidade. Atualmente, estão disponíveis ao investidor 18 ETFs de renda variável, e cerca de 550 BDRs, de empresas com ações nas bolsas americanas como Facebook, Google, Netflix e Microsoft.

Essa alteração passa a valer a partir do dia 28 de setembro e a expectativa da Bolsa é que, até outubro, qualquer investidor pessoa física possa efetivamente comprar BDRs.

Em nota, Felipe Paiva, disse também que “Essa era mais uma alteração aguardada pelo mercado nos BDRs que, associada à constante revisão da paridade dos programas, cria melhores condições de acesso aos investidores pessoas físicas nas ações internacionais e, consequentemente, dos investidores institucionais. É mais um importante passo para impulsionar a liquidez e volumes do produto”.

Mudanças animam os investidores

As mudanças nas regras já eram esperadas, mas nem por isso deixou de ser amplamente comemorada por um mercado que demostra cada vez mais apetite para melhores opções de investimentos, dispostos a tomarem maiores riscos em busca de maiores retornos.

E o mercado só cresce.

A demanda por soluções democráticas e maiores facilidades para aplicações financeiras podem ser observadas também com a divulgação dos dados operacionais que a B3 divulgou na última quinta-feira (17) referentes ao mês de agosto. De acordo com empresa, o número de investidores ativos da bolsa brasileira chegou a 2,98 milhões, o que representa um aumento de 4,7% sobre o mês anterior e de 119,9% em comparação a agosto de 2019.

A B3 informou também que tem trabalhado para a operacionalização dos produtos, submetendo seus regulamentos para aprovação da CVM, e somente após a validação da autarquia os investimentos ficarão disponíveis para o varejo.

Quer saber mais sobre como investir em BDRs e ETFs ou como diversificar sua carteira em ativos de renda variável? Converse gratuitamente com um de nossos assessores clicando aqui!

2 COMENTÁRIOS

    • Olá! Sim. A compra para BDRs para investidores não qualificados já está autorizada. Já a redução dos lotes de BDRs e ETFs está sendo feita de forma gradual até final de novembro.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome