Na B3 existem diversos mecanismos de proteção ao investidor, o principal deles é o Circuit Breaker, mecanismo de 3 estágios ativado em momentos de euforia máxima para evitar perdas maiores ao mercado.

Circuit Breaker

Em uma tradução livre, Circuit Breaker significa Disjuntor, e é exatamente essa a função que desempenha, de “desligar” a bolsa de valores por um certo período de tempo a fim de evitar prejuízos maiores ao mercado e a seus investidores.

Este mecanismo foi criado na Bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) após a Segunda-feira negra de 1987 onde o índice Dow Jones sofreu uma perda de 22.61%.

Regras de ativação do Circuit Breaker

10% de queda no Ibovespa

Em dias de alta volatilidade, caso o Ibovespa atinja a marca de 10% de queda com relação ao valor de fechamento do dia anterior, o primeiro estágio do Circuit Breaker será ativado, e as negociações serão interrompidas por 30 minutos.

15% de queda no ibovespa

Caso o Ibovespa volte a cair após a primeira paralisação, um novo Circuit Breaker ocorrerá se o mesmo atingir a marca de 15% de desvalorização. Desta vez as negociações serão interrompidas por mais 1 hora.

20% de queda no Ibovespa

Após o retorno das negociações, se o Índice Bovespa continuar em ritmo de queda e atingir a marca de 20% de desvalorização, o mercado será congelado novamente. Neste caso fica a critério da B3 definir o prazo para o retorno das operações.

Histórico de Circuit Breaker na B3

1997

Em Outubro, países do leste Asíatico foram surpreendidos por uma forte crise financeira, a Bolsa de Hong Kong caiu 10,4%. Na B3 o Circuit Breaker foi acionado nos dias 27 de outubro, e 07 e 12 de novembro.

1998

Em uma forte crise na Rússia, a economia global que estava em forte ritmo de aceleração foi pega de surpresa. No Brasil a Bolsa teve fortes quedas nos meses de Agosto e Setembro, acionando o Circuit Breaker em 5 momentos, 21 de Agosto, 04, 10 (duas vezes) e 17 de Setembro.

1999

Devido à mudança no regime cambial, o Banco Central passou a ser obrigado a negociar Dólares no mercado future. Com essa medida a imensa quantidade de moeda americana nos cofres públicos contribuiu para uma queda expressiva no valor do Real.

As negociações foram interrompidas nos dias 13 e 14 de Janeiro.

2008

A crise do Subprime como ficou conhecida, foi uma das maiores crises financeiras já registrada, tendo como estopim uma onda de inadimplência nos créditos imobiliários.

Como a B3 tem um grande nível de correlação com a Bolsa de Nova Iorque, muitas perdas ocorreram no último semestre, acionando 6 Circuit Breakers, sendo eles em 29 de setembro, 6 de outubro (2 vezes), 10, 15 e 22 de outubro.

2017

Em 18 de maio de 2017 ocorreu o famoso Joesley Day, no qual o empresário Joesley Batista fez sua delação premiada, que continha gravação do então presidente Michel Temer e outros políticos recebendo repasses ilegais.

O Ibovespa chegou a cair mais de 10%, acionando assim o Circuit Breaker.

2020

Se você já investe em renda variável desde o início do ano, vivenciou um dos momentos de maior volatilidade e tensão no mercado.

Neste ano devido a pandemia de Covid-19 e também um desacordo entre a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), desvalorizando o Barril do Petróleo em mais de 30%, tivemos uma série de 6 Circuit Breaker, todos eles no mês de Março, nos dias 9, 11, 12 (duas vezes), 16 e 18.

Euforia motivada pelo Circuit Breaker

Em momentos de euforia, como os que caracterizam o acionamento dos Circuit Breaker, o ideal é que o investidor tente manter a calma, o pior a ser feito é tomar decisões irracionais.

Caso opte por zerar sua posição, você estará consolidando a perda de capital. Optando por comprar mais, existe a oportunidade de você ir diminuindo seu preço médio, sendo essa a opção mais indicada em situações em que se tem caixa disponível.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e o propósito desse mecanismo, saiba que no futuro ele irá proteger o seu patrimônio e evitar perdas ainda maiores. Siga se informando e aprendendo mais sobre o mercado. Conte sempre com a ajuda de um assessor de investimentos para a melhor tomada de decisão.

Clique aqui para agendar um diagnóstico gratuito de seus investimentos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome