O Boletim Focus, também conhecido como Relatório do Mercado Focus, é um documento divulgado pelo BACEN que reúne as mais importantes informações referentes a expectativas em relação à nossa economia como:

Previsões do Boletim Focus para 2021

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (23) revelou expectativa de aumenta da taxa básica de juros ao final de 2021 de 2,75% (conforme últimas previsões) para 3% ao ano.

A pesquisa feita pela autoridade monetária também mostrou que a previsão de uma Selic um pouco maior em 2021 veio combinada com uma previsão de aumento da inflação. Na última rodada de coleta de dados, a expectativa para o IPCA em 2021 estava em 3,22%. Agora, o mercado espera que a inflação vai fechar 2021 aos 3,40%.

2022

Para 2022, não houve alterações na mediana das projeções de mercado. Espera-se que a inflação alcance 3,50%, combinada com uma taxa Selic de 4,5%. A expectativa para a taxa de câmbio ao final de 2022 também se manteve inalterada, aos R$ 5,00.

2023

Para 2023, o Boletim Focus revela uma inflação de 3,25%, juntamente com taxa básica de juros aos 6% ao ano e câmbio aos R$ 4,94. Pode-se notar claramente que o aumento da inflação de curto prazo não afetou as expectativas de médio e longo prazo, o que revela cenário de ancoragem das expectativas. Esse ponto é muito importante, pois revela confiança dos agentes no mercado no trabalho da autoridade monetária.

Boletim Focus e o PIB

As projeções para o PIB reveladas pelo Boletim Focus são razoáveis, ou seja, nem muito otimista, nem muito pessimista. Para 2021, a expectativa é de contração de 4,55%, um pouco menor do que a projeção de uma semana atrás (queda de 4,66%) e razoavelmente melhor do que a expectativa de 4 semanas atrás (queda de 4,81%).

A pesquisa também revelou que espera-se uma retomada de crescimento em 2021, alcançando 3,40%. Este número é levemente superior a expectativa de crescimento de 3,31% revelada na pesquisa da semana passada. Porém, na comparação com as estimativas de 4 semanas atrás (crescimento de 3,42%), não foi possível notar evolução positiva.

Boletim Focus

Para 2022 e 2023, o Boletim Focus continua revelando crescimento estável de 2,50% em cada ano, sem apresentar alterações em relação as previsões anteriores. Estas projeções podem sofrer alterações, caso o governo consiga avançar na agenda de reformas estruturantes.

Paulo Guedes, ministro da Economia, disse nesta segunda-feira que após o fim do período de eleições municipais, o país voltará avançar na agenda de reformas, destacando, por exemplo, a independência do Banco Central (muito aguardada pelo mercado), marco regulatório para o gás natural e cabotagem.

Quer saber mais sobre como o Boletim Focus impacta em seus investimentos? Converse com um assessor de investimentos clicando aqui!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome