Regiões de pontuação arredondada são normalmente marcos psicológicos significativos no mercado financeiro. No Brasil, a batalha de quase 4 meses pelos 100.000 pontos do Ibovespa foi o caso mais recente da importância da pontuação para os investidores. Nos EUA, a disputa em com os 30.000 pontos do índice Dow Jones.

O que é o Índice Dow Jones (DJIA)?

Índice Dow Jones é um índice de ações que busca representar a evolução da cotação de 30 ações de empresas norte-americanas líderes de mercado. Esse índice foi criado em 1896 pelo jornal estadunidense The Wall Street Journal, sendo este o responsável pelo cálculo e pela seleção dos ativos até os dias de hoje.

O DJIA é fundamental para o mercado financeiro americano e mundial. Sendo que sua composição e performance é responsável por movimentar bilhões de dólares diariamente em diversos produtos financeiros.

Não raro considerado um divisor de águas entre mercado comprado vs vendido, ou mesmo um termômetro para nível de sentimento otimista vs pessimista, muitos traders levam a sério o nível de pontuação dos índices para traçar suas estratégias, tanto de curto prazo, quanto de prazos mais longos.

Rumo aos 30.000 pontos

Apesar de toda emoção com os 100.000 pontos no Ibovespa, a pontuação que está sendo acompanhada muito de perto por vários investidores do mundo inteiro são os 30.000 pontos no Dow Jones.

O índice havia registrado máxima pré-covid aos 29.600 pontos no mês de fevereiro deste ano. Após uma rápida recuperação iniciada a partir do final do mês de março, Dow Jones passou os últimos 4 meses tentando se aproximar da máxima histórica, mas sem sucesso de rompimento ascendente.

A vitória de Joe Biden

O desfecho positivo das eleições nos Estados Unidos, juntamente com o surgimento de anúncios relevantes de vacinas eficazes (como a da Pfizer e BioNtech, e agora mais recentemente da Moderna), tem provocado forte upside nos preços dos ativos nos últimos dias/semanas.

A arrancada no Dow Jones foi tão forte que já superou o nível registrado antes do estouro da crise com o coronavírus. Atualmente o índice é negociado aos 29.950 pontos, muito próximo de alcançar a marca histórica dos 30.000 pontos.

A superação ou não dos 30.000 pontos poderá servir de referência para várias outras bolsas de valores no mundo inteiro. Caso Dow Jones volte a recuar, não conseguindo furar o número redondo, os ânimos podem voltar a esfriar no curto prazo.

Por outro lado, se o índice vencer os 30.000 pontos o sentimento positivo no mercado financeiro pode aumentar ainda mais, até porque seria a primeira vez na história que o índice alcançaria este patamar.

Ações que impulsionam o Dow Jones

Conforme levantamento da Dow Jones Market Data, as famosas ações da Apple foram disparadas as que mais contribuíram para o índice alcançar o patamar atual desde em que os 29.000 pontos foram registrados neste ano. No segundo lugar da lista vem as ações da UnitedHealth, em terceiro lugar Home Depot e Microsoft segue na quarta colocação.

Entre as empresas que mais tiraram pontos do Dow Jones desde os 29.000 pontos estão as ações da Boeing, United Technologies, Chevron e Exxon Mobil.

Quer saber como investir no exterior? Conheça nossa carteira recomendada de BDRs ou converse com um assessor clicando aqui!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome