fbpx
quarta-feira, 12 maio 2021
Home Economia Cenário Macroeconômico Short Squeeze: Caso GameStop viraliza no mundo inteiro

Short Squeeze: Caso GameStop viraliza no mundo inteiro

0

Investidores pessoa física norte-americanos articularam nas últimas semanas, através do fórum Reddit, uma conhecida estratégia no mercado financeiro global de short squeeze com os papéis da empresa GameStop.

O que é o Short Squeeze?

No mercado, o movimento de short squeeze é normalmente utilizado para exemplificar uma situação onde os investidores que estão operando na ponta vendida do ativo se vêem obrigados a desmontar suas respectivas posições, tendo de recomprar as ações.

Em inglês, o termo short significa que o investidor está vendido no papel (apostando na baixa) e o termo squeeze significa que o investidor está esmagado por alguma condição de mercado.

Para provocar o squeeze nos players vendidos em GameStop, os investidores norte-americanos comprados na outra ponta, promoveram ações através do fórum Reddit para impulsionar a alta da GameStop, incluindo abertura de novas posições compradas.

Este movimento forçou os investidores na ponta inversa (vendida) a reduzir ou mesmo zerar suas respectivas posições, impulsionando ainda mais a força compradora pelos papéis no mercado.

A jogada dos comprados

A articulação dos investidores na posição comprada funcionou, provocando uma disparada absurda no preço das ações da GameStop. Nos meses de julho e agosto de 2020, as ações da GameStop eram negociadas na faixa dos 4,00/5,00 dólares. Nos meses seguintes, os papéis começaram a subir gradativamente alcançando 20,00 dólares em dezembro.

Short Squeeze GameStop
Short Squeeze GameStop

O “boom” da GameStop

Entretanto, a explosão que provocou o short squeeze aconteceu neste mês de janeiro, conforme pode-se constatar no gráfico de fechamento do pregão de ontem fornecido pela Morningstar. As ações da GameStop explodiram e alcançaram a incrível marca de 347,51 dólares nesta última quarta-feira.

O movimento estimulou iniciativas semelhantes de outros investidores posicionados em outros papéis em Wall Street e já se espalhou por várias praças financeiras mundiais, principalmente aqueles posicionados em papéis que sofreram duras quedas nos últimos meses/anos.

Aparenta ser uma resposta de revolução e desabafo de investidores pessoa física contra os grandes players de mercado. Circulam notícias em Wall Street que alguns fundos de investimento foram duramente afetados pelo short squeeze na GameStop, alguns com perdas multimilionárias.

No Brasil, já é possível constatar a criação de grupos de investidores para replicar a estratégia de short squeeze. O próprio Google reportou que a busca pela expressão short squeeze aumentou 3.130% nestes últimos sete dias.

Saiba mais sobre como investir na XP Investimentos com pouco dinheiro!

Short Squeeze no Brasil

Até o momento, o grupo de maior destaque para short squeeze no Brasil está relacionado à IRB Brasil RE (IRBR3). O grupo foi criado no Telegram com o nome “Short Squeeze IRB” e já conta com mais de 20.000 participantes. A mobilização dos investidores já aparenta efeito no mercado. Somente nesta quinta-feira, as ações da IRBR3 subiram 17,82%, cotadas a R$ 7,67.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome