Se você já começou a investir na XP Investimentos, meus parabéns! Você usufrui da maior plataforma de investimentos financeiros do Brasil. Converse com um assessor de investimentos e monte uma carteira de acordo com seu perfil e objetivos!

Se ainda não tem uma conta XP, há um trecho exclusivo para te ajudar a abrir no final deste post.

OK! Conta aberta. Vamos aos primeiros passos para investir na XP Investimentos?

Definição do perfil do investidor (Suitability)

Importante responder as questões do suitability (perfil de investidor). A partir das suas respostas o teu perfil de investimento é definido. Não tem certo ou errado, afinal não se trata de uma prova.

A combinação das respostas indicará um dos três perfis: conservador, moderado e agressivo. Para saber mais assista a este vídeo.

Investir na XP Investimentos: Perfio do Investidor

Assessoria de investimentos

A partir deste passo, recomenda-se fortemente que você seja acompanhado por um assessor de investimentos. Não sei se você sabia, mas todas as contas da XP permitem que um assessor de investimentos esteja atrelado. Para mais informações sobre o porquê de ter um assessor, clique aqui!

Carteiras Recomendadas

Transferências de recursos para a XP

Sempre que tiver um dinheiro para investir você precisará enviá-lo a sua conta XP. Essa transferência é feita por meio de TED (operação comum entre contas bancárias). O destaque aqui é que as transferências são sempre de mesma titularidade, ou seja, ao enviar um recurso do banco “A” para a conta XP, ambas as contas devem ter o mesmo titular.

Ao realizar a transferência, o valor transferido aparecerá como saldo. Lembrando que não há qualquer cobrança ou desconto por parte da XP na execução desta transferência e que este tipo de transação é executado das 06:30 às 17:00. Porém, pode ser que o banco de origem cobre alguma taxa em função da TED.

Aproveitando, este mesmo tipo de transação bancária também é realizado toda vez que o investidor quiser resgatar algum recurso aplicado na conta XP. Para tanto, é importante que ele esteja disponível em saldo.

Como investir na XP Investimentos com pouco dinheiro?

Acesso ao menu da conta

Nesta etapa, independente se você já conta com um assessor, gosta de aplicar por conta própria porque conhece as características dos ativos financeiros, seus potenciais riscos e retornos (rentabilidade); ou ainda, tem curiosidade em conhecer as ofertas de investimentos, comparar os ativos entre si e aproveitar para conhecer um novo, grave estes dois caminhos:

Fonte: recorte da tela da área logada (“dentro” da conta XP, área superior da tela).
Fonte: recorte da tela da área logada (“dentro” da conta XP, área superior da tela).
  • No primeiro você poderá acessar todos os tipos de ativos de investimentos que XP dispõe. Perceba que aqueles em que há uma seta amarela indicando para a direita permite que você acesse os produtos financeiros dentro da classe de ativos que aparece nesta lista.
Fonte: recorte da tela da área logada (passando o mouse sobre Produtos)
Fonte: recorte da tela da área logada (passando o mouse sobre Produtos)
  • O segundo ícone, “Conhecimento” levará você ao acesso de um vasto material relacionado aos ativos financeiros que a XP oferece no ícone anterior, “Produtos”. Neste ícone você terá acesso às análises de empresas, cenários econômicos, eventos relacionados ao mercado financeiro e muito mais.
Fonte: recorte da tela da área logada (passando o mouse sobre Conhecimento)

Aplicando os recursos

Ao selecionar um produto que deseja investir, em “Produtos”, sempre haverá uma solicitação final de confirmação por meio da assinatura eletrônica. Aqui, vale um ponto de atenção: não confunda assinatura eletrônica com senha.

Elas são proteções distintas. Enquanto a senha é utilizada para acessar as plataformas web ou no aplicativo (celular), a assinatura eletrônica é uma espécie de “contrassenha” utilizada sempre que você precisar confirmar o aporte do recurso da tua conta no ativo selecionado.

Acompanhando a carteira de investimentos

Em “Minha Conta” é possível verificar saldo, extratos das transações realizadas (muito semelhante ao extrato da conta bancária).

Já a “análise da carteira” permite algumas comparações com alguns parâmetros pré-configurados e de acordo com o seu perfil de investimento. Também é possível verificar a posição e rentabilidade individual de cada investimento.

Além disso, há o link “imposto de renda” que lhe direcionará para o guia onde será possível gerar os informes e relatórios necessários para prestar contas ao Leão, bem como tirar dúvidas.

Apêndice: Como investir na XP Investimentos

Assim como comentado no início, seguem orientações para quem ainda não tem uma conta XP.

Primeiramente, seguem algumas informações da XP:

Fonte: https://www.xpi.com.br/quem-somos/ (acesso em 02/02/2021)
Fonte: Quem Somos (XP Inc) (acesso em 02/02/2021)

Os números acima demonstram a representatividade da XP no mercado financeiro brasileiro. Além de uma corretora de valores mobiliários, a XP se destaca por ser uma plataforma de acesso a investimentos financeiros de praticamente todos os tipos disponíveis.

No entanto, a XP é uma empresa, ou melhor, um grupo de empresas cujas ações são negociadas desde o fim de 2019 na NASDAQ (bolsa americana de tecnologia).

Se você não tem conta em uma corretora saiba que abrir uma conta é gratuita e não tem mensalidade na XP Investimentos. Caso tenha curiosidade em conhecer os custos de cada investimento financeiro, confira neste link: https://www.xpi.com.br/custos-operacionais/

Para abrir uma conta, você precisa acessar o link: https://www.xpi.com.br/ em um navegador da sua preferência.

investir na xp investimentos
Investir na XP Investimentos

Ao clicar acima em “Abra sua conta” você vai preencher um formulário com seus dados, tal como tivesse realizando um cadastro em um site de compras na internet.

Investir na XP Investimentos
Investir na XP InvestimentosInvestir na XP InvestimentosInvestir na XP Investimentos

Veja na parte superior que há 5 passos até a conclusão, os quais não vamos entrar em detalhes aqui.

Tempo para Investir na XP Investimentos

É importante saber que a conta pode levar até 48 horas para ser aberta. E, toda a comunicação é feita pelo e-mail que você preencheu logo na primeira etapa da abertura (tela acima).

Certo, mas e se você achar melhor abrir a conta via celular? É possível também. Para tanto, basta baixar o aplicativo XP Investimentos no GooglePlay ou AppleStore, o que vai depender do sistema operacional do teu aparelho.

Investir na XP Investimentos
Investir na XP Investimentos

Caso você queira ter auxílio para abrir sua conta na XP, migrar seu dinheiro do banco ou de outras aplicações e montar uma carteira de investimentos diversificada, de acordo com o seu perfil do investidor, agende uma converse comigo clicando aqui!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome