fbpx
terça-feira, 11 maio 2021
Home Investimentos Renda Variável Aluguel de ações: o que é o BTC e como funciona

Aluguel de ações: o que é o BTC e como funciona

0

Acredito que investidores em ações e fundos imobiliários já tenham se deparado com o termo “aluguel de ações”. O serviço conhecido como Banco de Títulos CBLC (BTC) vem sendo utilizado cada vez mais no dia a dia dos investidores. Mas você sabe como funciona?

Tudo o que você precisa saber sobre investimentos em BDRs

Conceito de aluguel de ações

A operação acontece quando o investidor proprietário das ações (doador) empresta os ativos da sua carteira para um investidor interessado (tomador). Assim sendo, o tomador passa a possuir o direito de usar os papeis alugados em suas operações a uma taxa e período previamente acordado entre as partes.

Essa prática pode ser uma oportunidade para investidores aumentarem os ganhos no mercado de ações e até mesmo ganhar uma renda extra, principalmente aqueles cujo perfil é de longo prazo.

O tomador pode adquirir ativos temporariamente para realizar operações de curto prazo, como por exemplo, vendas a descoberto. Nesse caso o tomador vende um ativo que não possui acreditando que o preço caia e posteriormente o compra de volta a um preço inferior obtendo lucro na operação.

Template ADS Carteira Small CapsAds

Saiba como aderir ao aluguel de ações por meio da corretora e detalhes importantes:

As corretoras oferecem sempre um termo de custódia remunerada para os seus clientes. Dessa forma, o investidor precisa aderir e assim disponibilizará os ativos para serem alugados.

Entretanto alguns detalhes são relevantes e precisam ser levados em consideração:

* Nem sempre todos os ativos estarão alugados;

* Se por ventura você quiser cancelar o aluguel mesmo durante o período de vigência do contrato não há problema para a grande maioria das corretoras pois costumam normalizar os ativos na mesma semana do cancelamento;

* Geralmente os lotes menores ou fracionados não são alugados com frequência devido à baixa demanda, porém sua corretora será crucial para que não haja tanta discrepância se comparado aos investidores maiores;

* Por fim, muitos profissionais do mercado deparam-se com a seguinte pergunta: Eu posso vender minhas ações que estão alugadas?”.  A grande maioria das corretoras permite. Você pode vender seu ativo, todavia não ganhará a remuneração integral do contrato.

Vantagens e desvantagens

Com essas informações você provavelmente já consegue entender como funciona o aluguel de ações.

Para os doadores a vantagem será de uma renda extra que funciona muito bem principalmente para aqueles que levam os ativos para o longo prazo.

Quanto aos tomadores, é sempre importante conferir os custos da sua corretora.

Geralmente, as plataformas que possuem uma corretagem mais barata tendem a compensar nos custos para BTC, o que dificulta um pouco o investidor operar vendido dependendo do ativo, mas isso não é regra.

Você já opera no mercado de ações e quer saber mais sobre como alugá-las? Converse com um assessor de investimentos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome