fbpx
terça-feira, 11 maio 2021
Home Investimentos Rentabilidade da poupança: Como será o ano de 2021 para o investimento

Rentabilidade da poupança: Como será o ano de 2021 para o investimento

0

Com certeza você já investiu, mas você sabe qual é a sua rentabilidade da poupança?

Primeiramente, a rentabilidade da poupança não é constante (pré-fixada), composta de duas parcelas:

  1. A remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
  2. A remuneração adicional, correspondente a:    
    • 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
    • 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Rentabilidade da poupança
Fonte: Banco Central do Brasil

Porém, a TR tem valor zero desde o final de 2017, conforme segue.

Rentabilidade da poupança: Taxa referencial
Fonte: https://infogram.com/tr-taxa-referencial-1h7j4dmemoy14nr?live

Simplificando ainda mais, uma vez que estamos vivendo em um período em que a taxa básica de juros está distante de 8,5% a.a.(mesmo sabendo que este ano a SELIC deverá subir), a poupança rende o equivale a 70% taxa (meta) SELIC. Ou, algebricamente:

Rentabilidade da Poupança = 0,7 * TAXA SELIC

Exemplos:

  • SELIC = 2% a.a. –> 0,7 * 2 = 1,4% a.a. (ao ano)
  • SELIC = 3% a.a. –> 0,7 * 3 = 2,1% a.a.

Observação: os depósitos em caderneta de poupança realizados antes de 04/05/2012 rendem 0,5% a.m. (ao mês). Esse valor é equivalente a 6,17% a.a. Ou seja, é pouco mais de três vezes mais que a SELIC (considerando 2% a.a.)

Outra informação importante sobre a poupança é que ela tem sua rentabilidade somente a cada 30 dias corridos. Isso implica que se você deixa o dinheiro aplicado por 29 dias, resgataria exatamente o mesmo valor aplicado. Ao contrário, um CDB (Certificado de Depósito Bancário), rende diariamente.

Mas e quanto a tributação?

A caderneta de poupança, por definição, tem seu rendimento isento de imposto de renda (IR).

E, mesmo sujeita ao IOF (imposto sobre operações financeira) que incide sobre a rentabilidade durante os primeiros 30 dias corridos, na prática acaba não sendo aplicado.

Logo, a caderneta de poupança é isenta de impostos (IR e IOF).

A poupança tem risco?

Sim. Isso mesmo, a caderneta de poupança não é um ativo financeiro livre de risco como muita gente pensa.

Da mesma forma que o CDB, o risco da poupança é equivalente ao risco da instituição financeira emissora, ou do banco emissor. Porém, assim como o CDB, a poupança conta com o seguro do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que cobriria perdas de até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

No fim deste artigo, há uma tabela e um gráfico com informações básicas entre poupança e CDB para facilitar a comparação entre os dois.

CDB: O que é e como funciona esse investimento?

E a rentabilidade real da poupança?

Até aqui nos referimos a rentabilidade nominal da poupança, porém, é interessante compará-la com algum índice de referência, e a inflação é ideal para tal.

Saiba mais sobre a rentabilidade negativa da poupança em 2020.

Dado importante: em 2020 a retabilidade real da poupança foi negativa em 2,71%.

Rentabilidade da poupança em 2021

Como vimos no primeiro parágrafo, a poupança deve ter sua rentabilidade acrescida em função do aumento da taxa SELIC que deve continuar a acontecer nas próximas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária).

Conforme o último relatório Focus, a meta SELIC deve terminar o ano a 4,5% a.a. Isso implica que a cada 45 dias o COPOM poderá aumentar a SELIC, pois o Banco Central do Brasil precisa manter a meta de inflação dentro dos limites estipulados (centro da meta para 2021 é de 3,75% a.a).

Fonte: Banco Central (relatório Focus é emitido todas as segundas-feira pela manhã)

A partir disso, você já tem condições de estimar e também calcular a rentabilidade da poupança durante o ano, assim que a taxa SELIC for sendo alterada.

Tabela Comparativa entre Poupança e CDB
Tabela Comparativa entre Poupança e CDB

Abaixo um gráfico para ajudar a compararação. O gráfico toma como base a SELIC a 2% a.a., CDI igual a SELIC, aporte inicial de R$ 100,00 e um CDB que rende 100% do CDI.

Rentabilidade Poupança vs CDB

Observações a partir do gráfico:

  1. A rentabilidade em formato de serra mostra a característica peculiar da poupança devido ao rendimento ser mensal (aniversário a cada 30 dias);
  2. Em 181, 361 e 721 dias percebe-se (pela escala do gráfico é mais perceptível em 361 e 721) que há um saldo de rentabilidade em função da alíquota de imposto de renda ser regressiva; e
  3. O gráfico já considera a rentabilidade líquida do CDB (já descontado o imposto de renda). Assim, percebe-se que, a partir de seis meses, o CDB começa a abrir vantagem sobre a poupança e, quanto maior o prazo de vencimento, maior fica esta diferença.

Então, depois deste artigo, qual a sua opinião sobre a rentabilidade da poupança?

Monte uma carteira de investimentos diversificada de acordo com seu perfil do investidor e seus objetivos. Converse com um Assessor de Investimentos!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome