fbpx
quarta-feira, 12 maio 2021
Home Economia Cenário Macroeconômico Expansão da atividade industrial acelera no primeiro trimestre

Expansão da atividade industrial acelera no primeiro trimestre

0

Dados divulgados da atividade industrial pelo Instituto Markit no início deste mês de abril chancelaram a expectativa carregada desde o ano passado de aceleração da retomada econômica neste ano. O Índice Gerente de Compras Global, calculado em parceria com o JP Morgan, encerrou o mês de março/2021 aos 55 pontos – acima de 50 pontos indica crescimento.

atividade industrial PMI Global
PMI Global

Alta na atividade indutrial ao redor do mundo

A aceleração da atividade industrial a nível mundial neste primeiro trimestre é consideravelmente animadora. Desde fevereiro de 2011 o indicador não alcançava uma pontuação tão elevada, o que revela ritmo forte de expansão no setor industrial.

Por que você deve ter um Assessor de Investimentos?

Europa

A Europa foi um dos principais destaques na pesquisa realizada em março. Cinco das seis nações com melhor pontuação no PMI Global estão localizadas na zona do euro (Alemanha, França, Itália, Holanda e Áustria). O ritmo é considerado tão forte ao ponto de registrar recorde histórico na pontuação do Índice Gerente de Compras na zona do euro neste último mês, aos 62,5 pontos.

EUA

Nos Estados Unidos, o Índice Gerente de Compras fechou o mês de março/2021 aos 59,1 pontos, mantendo-se numa zona de pontuação que revela acelerada expansão da atividade manufatureira e, além disso, acima do nível registrado no mês anterior (58,6 pontos).

Ásia

Na China, o Índice Gerente de Compras fechou praticamente estável aos 50,6 pontos em março/2021, frente aos 50,9 pontos registrados em fevereiro/2021, mantendo-se dentro da zona de pontuação que sinaliza aceleração da atividade manufatureira.

O Índice Gerente de Compras do Japão acelerou de 51,4 pontos em fevereiro deste ano para 52,7 pontos no mês de março, revelando taxas de crescimento mais aceleradas nos últimos 35 meses.

Na Rússia, o Índice Gerente de Compras registrou leve queda de 51,5 pontos em feveriro/2021 para 51,1 pontos em março deste ano. Apesar do pequeno recuo, a atividade industrial segue em ritmo de expansão.

Atividade industrial no Brasil decepciona

Na contramão do mundo, o Brasil decepcionou no mês de março. O Índice Gerente de Compras despencou de 58,4 pontos registrados em fevereiro/2021 para 52,8 pontos em março. Apesar de estar acima dos 50 pontos, patamar que revela expansão da atividade industrial, o forte recuo no ritmo de aceleração do setor pode denunciar problema com potencial de afetar negativamente o PIB deste ano.

PMI Brasil atividade industrial
PMI Brasil

O gráfico revela uma volatilidade nunca antes observada na história. Após uma arrancada muito forte, o setor industrial levou um banho de água fria por conta dos aumentos nos casos de coronavírus, que forçaram a implementação de novas medidas restritivas.

As indústrias reduziram a produção, cortaram empregos e precisarão reavaliar o plano para este ano, pois as perspectivas ano passado estavam mais otimistas. As incertezas somadas à volatilidade podem afetar a confiança do empresário, resultado numa queda de investimentos.

A pesquisa revelou que o grau geral de otimismo no setor industrial brasileiro caiu para o menor nível dos últimos 10 meses. Além disso, foi detectado graves interrupções na cadeia de suprimentos, elevando os custos dos insumos e alongamento dos prazos de entrega.

Confira o impacto da atividade industrial no Brasil e no mundo em seus investimentos. Converse com um especialista!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Comentário
Nome