fbpx
Renda Variável

10 dicas importantes para começar a aplicar em ações

Stéfano Caiula-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
aplicar em ações

Primeiramente, queria te dar meus parabéns caro(a) investidor(a) por ter feito essa pesquisa. Atualmente, são poucas as pessoas sabem aplicar em ações, então você, caro(a) investido(a), é diferenciado(a) por dar esse passo importante no mundo dos investimentos.

Você vai ver que, ao contrário do que muita gente pensa, esse é realmente um mercado para todos, só é preciso seguir alguns passos.

O objetivo desse post, é te dar 10 dicas importantes sobre como começar a aplicar em ações.

Confira como investir em ações!

1. Forme sua reserva de emergência antes de aplicar em ações

Quando você começa a aplicar em ações, está expondo seu capital ao mercado de renda variável. Sendo assim, o preço das ações sofre variações diariamente e isso vai refletir no capital investido.

Então, caso precise resgatar um dinheiro para qualquer necessidade, é importante que você tenha parte dos seus recursos aplicados em investimentos de resgate imediato.

Exemplo: Tesouro Selic e CDBs com liquidez diária são excelentes alternativas.

2. Entenda qual seu objetivo investindo na Bolsa

Uma vez formada sua reserva de emergência, é importante entender qual seu objetivo ao aplicar em ações. Defina se seu objetivo é mais de curto, médio ou longo prazo, pois para cada um desses horizontes, existem determinadas ações.

3. Escolha uma boa corretora

Essa dica pode parecer banal mas é muito importante ter uma boa plataforma. Para alguns, o único critério de escolha é apenas o valor da corretagem para aplicar em ações, entretanto, o pensamento não deve ser esse.

É muito importante que você se sinta confortável com a plataforma, que ela seja confiável e de fácil entendimento.

Além disso, existem corretoras que fornecem materiais para seus cliente, de maneira que eles possam aplicar em ações com maior embasamento e, por consequência, maior segurança.

Saiba mais sobre como investir através da XP Investimentos!

4. Adote uma estratégia para aplicar em ações

Esse passo é importantíssimo para aplicar em ações, pois a escolha da estratégia vai te ajudar a alcançar seu objetivo.

Mas, como escolher uma estratégia?

Sugiro começar pelas “Carteiras Recomendadas”. São indicações de investimentos que algumas corretoras disponibilizam para seus clientes. Nessas sugestões, as corretoras explicam também um pouco das suas estratégias. Mas fique tranquilo, a linguagem é simples e de fácil entendimento.

Aliás, este é um excelente início para aprender um pouco sobre como aplicar em ações e isso vai te dar uma boa base para, no futuro, desenvolver sua própria estratégia.

Estratégias de investimento em ações

5. Leia e fique por dentro do mercado, mas sem estresse!

Todos podemos e deveríamos aplicar em ações, mas para fazer isso da melhor forma, é interessante se manter informado. Não é necessário acompanhar o mercado diariamente e se estressar com isso. É suficiente manter-se atualizado.

Para fazer isso, você pode baixar aplicativos de notícias, acompanhar alguns influenciadores da área de finanças nas redes sociais, ouvir um podcast ou até mesmo perguntar para seu assessor, caso você tenha ou acessar o nosso canal no Telegram.

6. Invista só no que você conhece

Aplicar em ações significa investir em empresas.

Essa frase parece óbvia, mas é muito importante lembrar-se disso. Investir pura e simplesmente na empresa X porque “fulano” investe ou porque viu que teve uma grande variação do preço e decidiu aproveitar a oportunidade, é um grande erro de muitas pessoas ao começar a investir.

Portanto, para aplicar em ações, é necessário coletar informações sobre as empresas e saber onde e por que está investindo.

Conheça o negócio, afinal de contas você será um sócio dele!

Dica: escreva o nome da empresa mais “ri” no Google. Você vai ser direcionado(a) para a página de relações com investidores da empresa. Lá, que é possível conseguir as informações sobre a companhia.

7.Calcule os riscos

“Aplicar em ações é como ir ao cassino”. É muito provável que ao longo da sua vida você tenha ouvido essa frase. Bom, a pessoa que falou isso não calculou os riscos ao operar na bolsa. Sendo assim, aplicar em ações significa investir em negócios. Todos os negócios têm seus riscos, independentemente do setor.

Por isso, é importante conhecer forças e fraquezas das empresas.

Riscos e como proteger-se deles

8. Diversifique

“Não ponha todos os ovos na mesma cesta”.

Se você quiser aplicar em ações, não se esqueça dessa frase. Diversificar significa investir em várias empresas. Para quem é iniciante, um bom número é entre 5 a 10 ações. Isso é importante porque a ação X pode não estar passando por um bom momento, mas a ação Y, por outro lado, pode estar atravessando uma fase muito boa.

Deste modo, a sua carteira ficará equilibrada.

Inclusive, existem estudos que comprovam que carteiras bem diversificadas têm as melhores performances.

9. Domine as emoções e não deixe ser dominado por elas

Ao começar a aplicar em ações, é normal sentir aquele “frio na barriga”. Mas domine as emoções, pois essas podem induzir ao erro. Pois, aplicar em ações significa manter o autocontrole e evitar influências externas.

Evite abrir seu aplicativo só para ver as cotações e, caso você leia uma notícia sobre determinada empresa, por exemplo, tente ser objetivo e analisar com calma o que você acabou de ler.

Lembre-se que antes de começar, você estipulou um objetivo com aquela carteira e adotou uma estratégia!

10. Vá com calma ao aplicar em ações

Por fim, agora a dica que talvez seja a mais valiosa.

Ao aplicar em ações, procure manter paciência e consistência nas aplicações. Portanto, escolha um valor determinado para aplicar, realize aportes mensalmente e procure ser constante.

Isso vai te ajudar a construir seu patrimônio e tomar boas decisões na sua vida financeira!

Caso você queira saber mais sobre como aplicar em ações ou deseja conhecer as carteiras recomendadas da JB3 Investimentos, converse com um assessor!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!