fbpx
Derivativos

5 dicas para investir no mercado de derivativos

Juliana Blanco-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
mercado de derivativos

Derivativos podem ser conceituados como ativos financeiros cujo valor da operação se apoia em uma previsão. O preço desses ativos nada mais são do que uma especulação a respeito de um ativo negociado à vista no mercado financeiro.

Você gostaria de conhecer algumas dicas incríveis para investir no mercado de derivativos? Então, continue a leitura e fique por dentro de quatro. Vamos lá!

1. Saiba como funciona o mercado de derivativos

Para garantir que faça um ótimo negócio, ao investir no mercado de derivativos, a primeira coisa que você precisa fazer é buscar saber como esse mercado funciona. Afinal, tendo ciência disso você poderá tomar decisões consistentes, uma vez que saberá o que está fazendo.

Basicamente, como dissemos, o mercado de derivativos funciona da seguinte maneira: você negocia a compra de um ativo no mercado financeiro, com o objetivo de lucrar com ele no futuro.

Além disso, é importante que você compreenda que o mercado de derivativos é altamente volátil, possibilitando, ainda, que você opere de maneira alavancada. Isso significa que você consegue “colocar em jogo” mais patrimônio do que você de fato possui.

2. Conheça os principais tipos de derivativos existentes

Outra coisa que você precisa fazer é conhecer os principais tipos de derivativos comercializados no mercado. Assim, torna-se possível selecionar os derivativos que estejam em consonância com seus objetivos.

Atualmente, há vários tipos de derivativos, como: contratos a termo, contratos futuros, opções e swaps. Cada um possui características peculiares e, por isso, devem receber atenção particular.

Assim, como nas ações, a partir do mercado de derivativos, você consegue operar tanto “comprado”, como “vendido”.  Ou seja, é possível apostar na alta ou na queda de determinada ação, índice, moeda, etc..

A partir disso, você pode traçar estratégias para limitar suas perdas, diversificar suas posições, ter ativos complementares, etc..

3. Fique de olho no mercado de derivativos como um todo (especulações financeiras, oscilação de mercado etc.)

Não menos importante que as tarefas anteriores é ficar de olho no mercado financeiro, para saber qual é o melhor momento para se investir em um ativo.

Além de acompanhar o ativo em questão, você deve compreender como as variáveis macroeconômicas interferem no mesmo. Como ele deve se comportar com a alta da SELIC? E do dólar? Ante quais cenários ele costuma se valorizar?

Por isso, é importante que fique de olho no mercado, nas especulações financeiras, com o objetivo de fazer um investimento que possa render bem financeiramente.

4. Utilize os derivativos como proteção

Comumente, os derivativos são utilizados com fins meramente especulativos e de alavancagem. Contudo, a sua função primordial é funcionar como uma proteção para a carteira. 

Principalmente em períodos de queda da bolsa, conhecido como bear market, isso pode auxiliar muito para reduzir o impacto da queda das ações. Então, lembre-se que essa estratégia pode auxiliar a diminuir a  volatilidade da sua carteira de ações.

5. Conte com ajuda profissional especializada

Como última dica, conte com ajuda profissional especializada, que tenha experiência e conheça bem o mercado de derivativos. No mercado financeiro, a prática é tão importante quanto à técnica, então contar com a ajuda de quem lida com operações há tempo é muito valioso.

Além disso, o acompanhamento diário do mercado ao decorrer dos anos, também é um grande aliado.

Escritórios especializados que contam com uma Mesa de Renda Variável conseguem fornecer tal auxílio de forma ainda mais próxima e prática para o cliente. Isso torna a experiência muito mais segura e tranquila para o investidor. Além de trazer uma curva de aprendizado bem menos dolorosa do que para aqueles que se aventuram sozinhos.

Você gostaria de conhecer mais dicas como estas? Então, que tal entrar em contato com um de nossos assessores de investimentos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!