Para quem deseja investir e está em dúvida sobre qual a opção mais segura, viável e lucrativa dentro da sua realidade, uma das alternativas mais procuradas é o Tesouro Direto.
Opção de investimento mais rentável e mais vantajosa do que a poupança. O Tesouro Direto se destaca por ser uma aplicação de baixo risco, apresentando bons rendimentos e diversidade de remunerações.
Além disso, um dos seus atrativos é a exigência de um investimento mínimo bastante reduzido. Portanto, é um investimento que pode se adequar à realidade financeira de muitas pessoas.
Venha conhecer um pouco mais sobre o Tesouro Direto e as vantagens de investir nessa modalidade de aplicação!
Simule os seus investimentos em Renda Fixa!
O que é o Tesouro Direto?
Lançado em 2002, o Tesouro Direto é um programa de investimentos desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a BM & F Bovespa. Deste modo, são vendidos títulos públicos federais para pessoas físicas, de maneira 100% online.
A partir dele, o investidor pessoa física fica habilitado a adquirir títulos da dívida federal, com um risco mínimo e com rendimentos superiores à poupança.
O objetivo do programa é tornar mais democrático o acesso aos títulos públicos, possibilitando que sejam feitas aplicações a partir de apenas 30 reais.
O funcionamento do Tesouro Direto é similar a um empréstimo. Ou seja, o investidor cede uma quantia em dinheiro para o Governo Federal em troca de uma remuneração percentual.
Quais os tipos de Tesouro?
Como os títulos do Tesouro são investimentos de renda fixa, em que uma parte do rendimento já pode ser conhecida na hora de investir. Sendo assim, existe uma variedade de opções a partir dos diferentes tipos de rentabilidade que se deseja.
Os títulos adquiridos podem ser prefixados, caracterizados por apresentarem um juro anual definido antes da aplicação. Como também podem ser pós-fixados, que apresentam um juro fixo anual, mas também estão condicionados à variação de um indexador, como o IPCA ou a Selic.
O Tesouro Selic é um exemplo de título pós-fixado. Sua rentabilidade está relacionada com a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.
Como esse indexador pode variar com o tempo, a rentabilidade anual do investimento vai depender de como oscila a taxa. Sendo assim, em caso de subida da taxa Selic, maior será o rendimento do fundo e vice-versa.
O Tesouro Selic é ainda o título do Tesouro com o menor risco em caso de venda antecipada. Portanto, é um dos títulos públicos mais apropriados para reserva de emergência e para objetivos de curto prazo.
Mas para quem prefere não arriscar com o investimento em títulos que dependem das oscilações da Selic e do IPCA, pode ser mais interessante aplicar nos títulos pré-fixados do Tesouro.
Neles, como o próprio nome já deduz, as taxas de juros são fixadas no momento da contratação, significando que elas não mudarão durante o contrato.
A aplicação no Tesouro pré-fixado faz com que o investidor desfrute de uma rentabilidade fixa, sabendo quanto receberá no momento do resgate do valor. Trata-se de uma aplicação ideal para objetivos de médio e longo prazo.

Quais as principais vantagens de investir no Tesouro Direto?
Temos duas principais vantagens do Tesouro Direto em comparação com a poupança. A primeira, são ganhos maiores, visto que hoje a poupança rende 70% do CDI. A segunda vantagem é a garantia do FGC para aplicações de até R$250 mil.
Além disso, essa é uma modalidade de investimento mais democrática e acessível, em que se permite a realização de aplicações com valores mais baixos. Outro ponto positivo é a liquidez diária, ou seja, sua agilidade de resgate da aplicação.
A flexibilidade de investimento proporcionada pelo Tesouro Direto é mais um grande atrativo. É possível escolher os títulos conforme os objetivos e as necessidades do investidor, com prazos de vencimento, fluxos de remuneração e de rentabilidade adaptáveis.
A praticidade e a segurança propiciadas por esse tipo de investimento são outras grandes vantagens. Por serem títulos públicos, gerenciados pelo programa Tesouro Direto, há a garantia total de que são investimentos altamente seguros.
Por fim, devido a funcionalidade de operar e acompanhar os investimentos de feitas de forma online, a comodidade e o conforto do investidor também estão assegurados.