fbpx
Fundos Alternativos

Afinal, o que são fundos alternativos?

Juliana Blanco-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
foto de uma planta de cannabis e uma nota de dólar para representar os fundos alternativos cannabis

Se você iniciou sua trajetória de investidor há pouco tempo, então é provável que tenha dúvidas acerca de fundos alternativos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar:

1) O que são fundos de investimentos alternativos

2) Quais são os tipos

3) E benefícios dessa opção. 

Artigos sobre Fundos de Investimentos

O que são fundos alternativos?

Inicialmente, destacamos que não há uma definição exata para fundos alternativos. Todavia, em regra, estes são veículos que investem em ativos não tradicionais de maneira concentrada. Isso significa que este fundo não terá grande correlação com a bolsa brasileira ou até mesmo com a economia/bolsa de determinado país ou setor. 

Além disso, esses fundos costumam lidar com ativos que não estão listados em nenhuma bolsa ou mercado de balcão. Dessa forma, também não são regidos por regras consolidadas, como aquelas ditadas pela Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo.

Isso significa que você estará mais exposto a um determinado setor e também correrá mais riscos em razão desta ausência de regulação específica ou mais rígida.

Quais são os tipos de fundos alternativos?

Atualmente, o mercado disponibiliza vários tipos de fundos alternativos. A seguir, conheça alguns:

– Arte;

– Infraestrutura;

– Special Situations;

– Pedras preciosas;

– Cannabis;

– Venture capital/Private Equity (investimentos em empresas em estágio inicial/intermediário, quando ainda não foram listadas em bolsa).

Como se pode observar, são fundos bem concentrados em determinado ativo, ou seja, há pouca diversificação. Logo, você deve escolher setores em que se sinta bastante confortável para investir e entenda que são posições para manter em um prazo mais longo. Visto que no curto prazo podem ter fortes oscilações e cenários de queda.

Quais são os benefícios dos fundos alternativos?

O investimento em fundos alternativos pode trazer algumas vantagens para o investidor, como, por exemplo:

Diversificação de carteira

Os fundos alternativos se apresentam como uma boa oportunidade para o investidor que deseja não apenas investir nas opções tradicionais, mas também em modalidades diferentes e não correlacionadas. 

Ótima alternativa em situações de crise

Normalmente, os investidores optam pelos investimentos tradicionais. O problema é que os investimentos tradicionais costumam ser afetados pelas crises econômicas, e isso pode repercutir no bolso do investidor. Um exemplo claro disso é a queda no preço das ações em períodos mais turbulentos.

Nesse sentido, os fundos alternativos se apresentam como uma ótima solução diante de crises econômicas. Isso porque, geralmente, não são afetados pelas crises, sejam de ordem econômica, política ou de outra natureza. A não ser que se trate de uma crise específica do setor em que aquele ativo se encontra.

Dessa forma, podemos dizer que se trata de uma alternativa que, de uma forma geral,pode proteger sua carteira de investimentos de períodos mais voláteis.

Preservação do poder real de compra

Outro ponto a se destacar com relação aos fundos de investimentos é que se trata de uma alternativa que conta com a capacidade de não sofrer alterações negativas conforme o índice de inflação. Com isso, você preserva seu poder real de compra.

Agora que você conhece melhor o que são fundos de investimentos alternativos, bem como sabe quais são os seus principais tipos e vantagens, organize-se para investir. Dessa forma, você pode alcançar seus objetivos financeiros com maior velocidade, como comprar uma propriedade ou realizar a viagem dos seus sonhos.

No entanto, saiba que contar com uma assessoria especializada pode garantir que faça bons investimentos em fundos de investimentos alternativos. Por isso, entre em contato conosco. Somos especialistas no assunto e podemos te ajudar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!