fbpx Skip to content
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube
31 de janeiro de 2023
Logo do blog Finanças Inteligentes
SIMULADOR DE RENDA FIXA
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
Menu
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
FALAR COM ESPECIALISTA DE INVESTIMENTOS
  • Empresas
  • Mercado Financeiro
  • Renda Fixa
    Tesouro Direto
    CDB
    Debêntures
    Outros

    LCI e LCA: o que são e como funcionam as letras de crédito

    Stéfano Caiula -
    julho 12, 2022

    CDB vs Tesouro Direto: qual o melhor?

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 28, 2022

    Comparativo de investimentos para empresas na XP vs Bancos Tradicionais

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 25, 2022

    Comparativo entre Renda Fixa e Ações

    Angelo Reis -
    março 7, 2022

    COE – Certificados de Operações Estruturadas: vantagens e desvantagens desse investimento

    Autor Finanças Inteligentes -
    outubro 8, 2021

    Debêntures: o que são, como funcionam e como investir

    Stéfano Caiula -
    agosto 16, 2021
  • Renda Variável
    Ações
    BDRs
    Criptomoedas
    Derivativos
    ETFs
    Fundos Imobiliários
  • Fundos de Investimentos
    Fundos de Ações
    Fundos Multimercado
    Fundos de Renda Fixa
    Fundos Cambiais
    Fundos Internacionais
    Fundos Alternativos

    Comparativo entre Ações e Fundos de Ações

    Angelo Reis -
    abril 7, 2022

    Fundos Cambiais: o que são e como funcionam

    Stéfano Caiula -
    novembro 22, 2021

    Fundos de investimento multimercado: como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    outubro 19, 2021

    Afinal, o que são fundos alternativos?

    Juliana Blanco -
    setembro 23, 2021

    Investir no exterior: guia por onde começar

    Juliano Troyano -
    julho 28, 2021

    Fundos de Ações: o que são e como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    julho 27, 2021
  • Previdência Privada
    Saiba mais

    10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA

    Letícia Pitz Solé -
    junho 28, 2022

    5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos

    Letícia Pitz Solé -
    junho 22, 2022

    Qual o melhor plano de previdência privada? PGBL ou VGBL?

    Gabriel Linhares -
    fevereiro 23, 2022

    Previdência Privada vs Seguros: qual a melhor opção?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Previdência Privada e Poupança: qual investir?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Portabilidade de previdência privada: como e quando devo fazer?

    Juliana Blanco -
    junho 28, 2021
  • Planejamento Patrimonial
    Saiba mais

    O que se entende por planejamento patrimonial? E por que fazê-lo?

    Juliana Blanco -
    março 4, 2022

    Regime de casamento e as implicações durante o matrimônio

    Malu Sprícigo -
    fevereiro 4, 2022

    Como traçar objetivos financeiros alcançáveis?

    Autor Finanças Inteligentes -
    junho 25, 2021

    Planejamento financeiro: Organize as suas finanças

    Autor Finanças Inteligentes -
    março 26, 2021

    O que é o planejamento financeiro pessoal e como realizar o seu

    Malu Sprícigo -
    agosto 19, 2020

    E como as coisas vão ficar quando você se for?

    Hugo Mund -
    dezembro 7, 2018
Mundo

Alarme de flattening nas treasurys é acionado

Robson Versiani-
12 de setembro de 2018
Início > Alarme de flattening nas treasurys é acionado
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
planilha planejando a sua aposentadoria
Alarme de flattening nas treasurys é acionado

Poucas semanas depois de um discurso muito otimista de Jerome Powell, presidente do FED (Federal Reserve – Banco Central dos Estados Unidos), as taxas de juros das Treasurys voltaram abrir com força. Este novo movimento chama atenção por surgir num momento delicado.

O clima no mercado financeiro global já está mais pesado por conta do sell-off na bolsa de Xangai, além do recente nocaute sofrido pela Turquia e Argentina. Os banqueiros centrais que não estão em alerta máximo, deveriam estar.

Powell foi pego no contrapé. Durante o importante simpósio anual de política monetária do FED, realizado em Jackson Hole, o chair da autoridade monetária norte-americana passou impressão de estar com o mercado sob controle, com números de crescimento econômico, inflação e taxa de desemprego muito favoráveis na mão.

Entretanto, nesta semana, o mercado desarmou o diagnóstico otimista de Powell com o novo rali nas taxas de juros dos títulos do Tesouro norte-americano. Os números macro ainda podem ser positivos, mas os números dos negócios no mercado de bonds mostram perigo à vista.

A taxa de juros da Treasury de 2 anos, até então lateralizada e comportada, voltou abrir fortemente nos últimos dias, renovando novo recorde do ano. Até o final do mês passado, a taxa estava ancorada em 2,60% ao ano, patamar não muito confortável, porém sem apresentar risco de flattening.

Alarme de flattening nas treasurys é acionado

Nos últimos dias, a taxa saltou 0,16 p.p. de forma rápida e agressiva, fechando o pregão desta última terça-feira aos 2,76% ao ano. A taxa de juros da Treasury de 10 anos também voltou a subir, se aproximando novamente da famosa red line dos 3% ao ano.

Gestores de Wall Street estão sempre de olho entre o spread da Treasury de 2 anos com a Treasury de 10 anos, simplesmente porque todas as recessões ocorridas desde 1960 foram precedidas por inversão clássica na curva, ou seja, taxa de juros de 2 anos em ascensão, superando a taxa de juros de 10 anos.

Prêmio mais elevado na ponta curta, comparado ao prêmio menor praticado na ponta longa, normalmente é considerado uma sinalização relevante de alerta. Tanto por um risco negativo iminente para o quadro macroeconômico, quanto por uma reação aos preços dos ativos supostamente desenquadrados dos fundamentos (na avaliação do mercado).

Pode ser mera influência do estresse na Argentina e Turquia, do pouco comentado sell-off na bolsa de Xangai, da disputa comercial entre Donald Trump e Xi Jinping, do BCE (Banco Central Europeu), que está preparando sua rota de desalavancagem, da própria expectativa para a economia norte-americana, onde alguns analistas suspeitam de superaquecimento, ou do conjunto de todos esses fatores.

Fato é que as curvas voltaram abrir, e forte, bem na espinha dorsal do sistema financeiro mundial. Com este novo movimento, o alarme de flattening nas treasurys está acionado, podendo acentuar o impacto generalizado já observado (taxas de juros mais elevadas, depreciação de moedas, mercados acionários mais voláteis) nas demais economias do planeta (tanto desenvolvidas, quanto emergentes).

O spread entre a Treasury de 2 anos (linha preta) verus Treasury de 10 anos (linha vermelha) está em apenas 0,22 p.p. A distância já foi menor no final do mês de julho, porém com a taxa de 2 anos lateralizada e a taxa de 10 anos recuando, apresentava pouco risco de flattening.

Alarme de flattening nas treasurys é acionado

O cenário mudou drasticamente neste momento, com ambas as curvas abrindo fortemente. Além disso, a Treasury de 2 anos já consegue acumular dois meses de ganho mais forte, ratificando uma trajetória de curva consistentemente acima da Treasury de 10 anos, aumentando o risco de flattening, que se confirmado, poderá alterar a dinâmica de mercado que estávamos acostumados a observar nos últimos nove anos.

Robson Versiani
Robson Versiani

Iniciou carreira no mercado financeiro brasileiro em 2001 através do Banco BCN, onde desde então vem acompanhando e estudando o mercado nacional e internacional. Já publicou um livro voltado para o mercado de capitais e hoje trabalha como agente autônomo de investimentos na JB3 Investimentos.

Robson Versiani
Iniciou carreira no mercado financeiro brasileiro em 2001 através do Banco BCN, onde desde então vem acompanhando e estudando o mercado nacional e internacional. Já publicou um livro voltado para o mercado de capitais e hoje trabalha como agente autônomo de investimentos na JB3 Investimentos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Mais lidas

  • 10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA 276 visualizações
  • Análise técnica: aprenda a usar Fibonacci 261 visualizações
  • 5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos 249 visualizações
  • Como investir na XP Investimentos? 169 visualizações
  • The Wall Street Zoo: os animais do mercado financeiro 143 visualizações
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!
Fale com nosso time de assessoria

renda fixa

  • renda fixa
  • CDB
  • Debêntures
  • Outros

renda variável

  • Ações
  • BDRs
  • ETFs
  • Derivativos
  • Fundos Imobiliários

fundos de investimentos

  • Fundos de Ações
  • Fundos Multimercado
  • Fundos de Renda Fixa
  • Fundos Cambiais
  • Fundos Internacionais
  • Fundos Alternativos

ECONOMIA

  • Mundo
  • Brasil

planejamento patrimonial

  • Ver mais

câmbio

  • Ver mais

previdência privada

  • Ver mais

Investimentos

  • Ver mais
Logo do blog Finanças Inteligentes
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube

©2021. Todos os direitos reservados.

Logo da Agência Elévon Gestão de Crescimento

© As informações disponibilizadas no Finanças Inteligentes não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. A JB3 Investimentos, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme a Lei de proteção aos direitos autorais. Política de privacidade. Sitemap