fbpx
Ações

Análise técnica: aprenda a usar Fibonacci

Gabriel Linhares-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
retração de fibonacci

Fibonacci é um dos métodos mais utilizados nas análises técnicas no mercado financeiro. Este se traduz em uma sequência numérica utilizada em análises de tendências para traçar projeções e retrações nos preços de ativos.

No entanto, antes mesmo de entrarmos nos méritos de como o Fibonacci é utilizado no mercado, gostaria de abordar o conceito da sequência:

Conceito de Fibonacci

A sequência de Fibonacci é uma sequência numérica em que cada número seguinte é a soma dos dois anteriores, iniciando por 0. Assim:

0 – 1 – 1 – 2 – 3 – 5 – 8 – 13 – 21 – 34 – 55 – 89 – 144 – 233… A sequência continua infinitamente, dependendo para qual fim está sendo utilizado. Em fins algébricos a fórmula fica da seguinte forma:

F(n + 2) = F(n + 1) + F(n)

A sequência já havia sido estudada pelos gregos, mas foi o matemático Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo Pisano Bigollo, quem trouxe luz sobre esse padrão.

Um fato curioso é que ao dividir um número da sequência Fibonacci pelo número antecessor da sequência, chega-se a valores sempre próximos de 1,618.

O Phi, como é denominado, é considerado um número áureo (ou de ouro). A proporção é vista na natureza e utilizada por artistas de todos os tempos em suas criações. Quanto mais se avança na sequência Fibonacci, ou seja, quanto mais altos os números, mais próximo de Phi será sua proporção.

Quem foi Leonardo Fibonacci?

Também conhecido por Leonardo de Pisa, foi um matemático italiano que ficou conhecido por ser um dos maiores da idade média na Europa. E tudo teve início a partir de uma observação de uma criação de coelhos, onde percebeu o padrão de nascimento dos coelhos. A cada mês, exatamente a soma dos dois anteriores, e, com isso, começou a observar essas sequências se repetiam na natureza de várias formas.

Usando o Fibonacci

A sequência Fibonacci, no mercado financeiro, pode ser utilizada para traçar tendências de expansão e retração, auxiliando o investidor que utiliza da análise técnica na tomada de decisão. Mas friso que ela nunca vem sozinha, precisa estar acompanhada de outros indicadores para o auxílio completo do investidor

Isto porque, Fibonacci é uma ordem numérica que serve como referência na identificação de possíveis oportunidades, já que sua principal função  na análise gráfica é identificar zonas de alerta. Os pontos de alerta informam ao trader sobre possíveis reversões, suportes ou resistências. Mas o conjunto de análises é o que vai confirmar se elas de fato se concretizam ou existem.

Você pode se interessar também: Análise fundamentalista: conheça os principais indicadores

A intenção é que o investidor tome uma ação (de comprar ou vender) quando o ativo está em uma tendência de correção, em alta ou em baixa, dependendo da estratégia utilizada. Mas quando observamos uma alta ou queda mais brusca, o Fibonacci entra para identificar até onde essa retração deve chagar

Na prática, em um gráfico de tendência de alta, se espera uma correção depois de uma alta, para então comprar o ativo. Para saber o quanto será essa correção, você utiliza traços identificando os percentuais Fibonacci para limitar a retração.

Na imagem abaixo, temos um breve exemplo simplificado do que seriam essas projeções:

Como adotar o Fibonacci na análise técnica em suas operações.

Lembra quando falamos sobre a razão entre os números da sequência? Então, aí está a chave para a utilização. Essa sequência de percentuais será utilizada em nossas análises:

0         +         1         =         1         –         =         –         –

1         +         1         =         2         1/2     =         0,500 50%

1         +         2         =         3         2/3     =         0,666 66,6%

2         +         3         =         5         3/5     =         0,600 60%

3         +         5         =         8         5/8     =         0,625 62,5%

5         +         8         =         13      8/13  =         0,615 61,5%

8         +         13      =         21      13/21 =         0,619 61,9%

13      +         21      =         34      21/34 =         0,617 61,7%

21      +         34      =         55      34/55 =         0,618 61,8%

34      +         55      =         89      55/89 =         0,617 61,7%

55      +         89      =         144    89/144  =         0,618 61,8%

89      +         144    =         233    144/233          =         0,618 61,8%

144    +         233    =         377    233/377          =         0,618 61,8%

233    +         377    =         610    377/610          =         0,618 61,8%

Ao se dividir números pulando um na sequência (um exemplo seria: 55/144), temos um segundo nível de percentual, o número 38,2% (que, somado ao percentual do número de ouro, soma 100%).

A partir dessa formulação, o trader consegue avaliar as possíveis retrações. Os percentuais 38,2% e 61,8% são de extrema importância, pois nestes as linhas de suporte indicam que o preço do papel tende a passar por um período de correção.

Essas zonas são divididas em proporções, considerando a variação de preços do ativo, e funciona assim:

0%, 38,2%; 50%; 61,8% e 100%.

Esses percentuais sugerem os níveis de preço que uma ação pode chegar após uma movimentação e retração iniciais.

Se você achou muito complicado, o uso do recurso já está presente em muitas ferramentas de análises. E inclusive, o sistema da própria bolsa de valores. Você vai precisar apenas selecionar o intervalo de interesse e avaliar os resultados no gráfico, o que facilita bastante a aplicação.

Retrações mais comuns

Voltando naqueles percentuais mais comuns que citamos anteriormente, eles identificam tendência e oportunidades em um ativo. Muitos investidores usam os indicadores da sequência de Fibonacci como diretrizes para seu stop, reduzindo suas perdas e controlando melhor sua gestão de riscos.

Aqueles principais percentuais serão traduzidos melhor agora:

Retrações leves (20%)

As retrações leves são as mais comuns e nesses casos tendem a ter uma curta duração. Mas, por terem curta duração, o trader precisa ter atenção para conseguir aproveitar.

Retrações moderadas (38,2%)

Sinal de que o atual movimento está perdendo força e deve ocorrer uma reversão.

Retrações fortes (ou retrações de ouro) (61,8%)

Não é corriqueiro, mas as mais fortes e com a melhor assertividade pelos traders. A correção, seja de alta ou de baixa, chega a 62%, número perfeito (de ouro, conforme vimos sobre a proporção áurea anteriormente).

Mas o que devo fazer na prática?

Para usarmos o Fibonacci, devemos encontrar um ponto inicial e outro final de um primeiro movimento grande. Essa será a nossa primeira onda. Em seguida, deverá vir uma onda de correção, que curiosamente, ficará próxima a um dos níveis de Fibonacci. No terceiro nível, é onde estamos buscando nossa operação. Para isso, deve entender que:

Ela será de reversão, ou seja, vai em direção contrária à segunda onda. Se a primeira onda foi de propulsão, a segunda onda vai corrigir (com uma queda) e a terceira vai retomar a alta; importante entender que a terceira onda nunca será a menor das três ondas.

Um breve exemplo:

A sequência de Fibonacci, portanto, auxilia na projeção do movimento esperado pelo investidor. Uma vez que o movimento rompe um nível de retração moderada, o trader pode esperar que ele alcance o próximo nível, que, neste caso, seria o de 68,1%. Caso não tenha movimento para romper a projeção, o ativo pode acabar perdendo força.

Utilizar Fibonacci é uma forma, também, de projetar preços quando você atinge máximas históricas, perdendo referencial para uso de outras análises. Mas é de suma importância lembrar que a expectativa só deve ser transformada em decisão após outras análises, como as ondas de Elliot, gaps, cruzamento de médias móveis e outras.

Mas afinal de contas, faz sentido a utilização do Fibonacci?

A sequência de Fibonacci é uma alternativa bem interessante e complementar para os traders que utilizam da análise técnica e para utilizado é fundamental entender como traçar as tendências de retração de expansão dos ativos. Assim entendendo os níveis utilizados pelo Fibonacci e vendo os melhores momentos de compra ou venda.

De toda forma, e de exaustiva forma, é crucial que ele seja mais uma das ferramentas que você utilize em sua análise e não a única, uma vez que diversos outros fatores possam influenciar e a utilização exclusiva deste método pode acarretar em um erro sem volta!

Potencialize os seus resultados em renda variável com produtos e serviços adequados ao seu perfil. Conheça nossa Mesa de Renda Variável. Agende uma reunião sem custos para saber mais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!