A última rodada de pesquisas do Índice Gerente de Compras (atividade industrial), realizada pelo Instituto Markit, revelou que as principais economias globais seguem em ritmo de expansão da atividade manufatureira, ratificando o cenário aceleração na velocidade de recuperação da economia.
Atividade industrial no mundo
O JP Morgan Global Manufacturing PMI, indicador que revela o desempenho da atividade industrial a nível global, revelou no mês de fevereiro/2021 aceleração ainda mais forte quando comparado ao ritmo de expansão já considerado robusto no mês de janeiro/2021.
O indicador subiu de 53,6 pontos em janeiro deste ano para 53,9 no mês passado, com 23 das 29 nações que participam deste índice revelando expansão da atividade da indústria. Desta forma, o Índice Gerente de Compras Global segue oscilando próximo de suas máximas históricas.

Nos Estados Unidos, o Índice Gerente de Compras segue em nível significativamente elevado, revelando forte expansão da atividade industrial. Apesar de a pontuação de fevereiro ter revelado recuo frente ao número de janeiro deste ano (caiu de 59,2 pontos para 58,6 pontos), ainda continua mostrando impulso muito forte de expansão da atividade manufatureira.
Zona do Euro
Na zona do euro houve aceleração significativa no ritmo de expansão da atividade industrial. O Índice Gerente de Compras saltou de 54,8 pontos em janeiro/2021 para 57,9 pontos em fevereiro/2021, começando a se aproximar de pontuações recordes observadas em 2000, 2011 e 2018.
Atividade Industrial do Brics
China
Na China o Índice Gerente de Compras caiu de 51,5 pontos em janeiro/2021 para 50,9 pontos em fevereiro/2021. Apesar do leve recuo, bem como questões de calendário (feriado mais importante do ano), a atividade industrial segue em terreno de expansão (acima de 50 pontos).
Rússia
Na Rússia, o Índice Gerente de Compras subiu de 50,9 pontos em janeiro deste ano para 51,5 pontos neste último mês, marcando a aceleração mais rápida de recuperação da atividade industrial observada desde abril de 2019.
Índia
Na Índia, a atividade manufatureira segue em forte ritmo de expansão. O Índice Gerente de Compras ficou praticamente estável de janeiro/2021 para fevereiro/2021, oscilando de 57,7 pontos para 57,5 pontos.
Brasil
No Brasil, o Índice Gerente de Compras permanece apresentando pontuações muito fortes, revelando ritmo acelerado de expansão. O indicador saltou de 56,5 pontos em janeiro/2021, que já era considerado um ritmo forte, para 58,4 pontos em fevereiro deste ano, revelando uma contínua melhoria acentuada no setor.