O Banco Popular da China afirmou em nota relevante ao mercado nesta quinta-feira que tomará ações de política monetária de forma mais prudente, sinalizando para uma maior flexibilidade e direcionamento a segmentos problemáticos.
Onda de inadimplências
Embora com pouca repercussão no noticiário do ocidente, a China estava (e ainda está) passando por uma nova onda de inadimplências no mercado de crédito privado local. Algo que não surpreende investidores e analistas que acompanham as peculiaridades da China há vários anos, mas sempre quando surge algo relacionado ao endividamento provoca certa apreensão no mercado global e grande receio no mercado local.
Ações do Banco Popular da China
A autoridade monetária chinesa disse que vai manter sua taxa de alavancagem macroeconômica, porém vai adotar estratégias de prevenção ao risco de default nos títulos locais.
A estratégia faz parte do relatório de planejamento de política monetária que chegou num momento crucial, já que alguns calotes recentes assustaram os investidores chineses. Entre os nomes mais relevantes defaultados estão a Huachen Auto Group Holdings e a Yongcheng Coal & Electricity Holding Group, ambos conglomerados de grande porte.
A recente onda de inadimplência impactou imediatamente o mercado de crédito privado local, provocando aceleração acentuada das taxas de juros dos títulos (impondo uma desvalorização significativa na marcação a mercado aos detentores dos papéis).
Muitas empresas que necessitam de crédito na China já estão sentindo a elevação nos custos de financiamento, por conta disso o Banco Popular decidiu atuar no mercado como forma de tentar frear/reduzir novos defaults e retomar a confiança dos investidores para que o custo de captação volte a recuar para as empresas.
Recuperação do crescimento
A ação do Banco Popular também é necessário para pavimentar a recuperação do crescimento já em curso, com expectativa de aceleração no ano que vem.
No Brasil, destaque negativo para a disparada no IPP (Índice de Preços ao Produtor), registrando avanço acelerado de 3,40% somente no mês de outubro/2020. Esta é a maior elevação da série histórica no IPP. Nos últimos 12 meses, o índice já acumula alta de 19,08%.
Saiba mais sobre os impactos das ações do Banco Popular da China em seus investimentos. Converse com o nosso assessor Robson clicando aqui!