O período da pandemia levou os investidores que optaram por investir em ações brasileiras a terem muitas oscilações, ainda mais agravadas devido à crise política e fiscal pelas quais o país enfrentou. Apesar de termos um período eleitoral pela frente, onde a instabilidade pode imperar, existem muitas oportunidades para os investidores na bolsa de valores neste ano de eleições.
O ambiente exige portfólios diversificados e alocações ponderadas buscando descorrelacionar a carteira de investimentos. Taxa de juros altas, inflação elevada e cenário econômico fraco tornam o desafio ainda maior para o investidor.
Com um ambiente doméstico mais desafiador, pautado nas eleições presidenciais, uma alternativa descorrelacionada recai sobre investimentos internacionais, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Como a bolsa americana, já está com preços esticados, a grande oportunidade hoje está nos ativos de renda fixa, em especial os de investment grade (risco de tesouro nacional) dado o aumento de juros nas economias globais.
Características principais nas empresas que devem se destacar na bolsa de valores em ano eleições
- Empresas sólidas com bastante tempo no mercado (centenárias, por exemplo) geralmente são mais resilientes aos períodos de oscilação de mercado;
- Empresas que tiveram desvalorização nos seus papéis, mas não justificada por nenhum motivo específico no setor, ou seja, onde os fundamentos base continuam sólidos;
- Empresas do setor de commodities que auxiliam na proteção contra elevação do dólar e a alta da inflação;
- Empresas do setor de petróleo tendem a terem uma boa valorização pós pandemia, devendo se beneficiar pela retomada econômica. Prioritariamente aquelas que possuem parte da sua receita dolarizada e crescente produção, como a PetroRio (PRIO3). É uma empresa especializada na gestão de reservatórios de petróleo e no desenvolvimento de campos maduros. Atua com foco no investimento e na recuperação de ativos em produção. A empresa desenvolve o Campo de Polvo e Campo de Frade, ambos no litoral do Rio de Janeiro. Também está presente no Campo de Manati, no litoral da Bahia, e na Bacia da Foz do Amazonas.
O setor do agronegócio também merece destaque. Apesar da safra dos EUA e do apetite da China possivelmente gerar uma grande oscilação no setor, empresas como a Brasilagro (Agro3) tem uma grande possibilidade de valorização. Ela realiza a aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária. Desde a aquisição, a empresa implementa culturas de maior valor agregado. A Brasilagro foi a primeira empresa de produção agrícola a abrir o capital no Novo Mercado da B3. Foi também a primeira empresa brasileira do agronegócio a listar ADRs (American Depositary Receipts) na Bolsa de Nova Iorque. Ela também realiza investimentos em infraestrutura e tecnologia.
Mercado internacional
A exposição ao mercado internacional é fundamental no intuito de descorrelacionar a carteira de investimentos, neste sentido a Berkshire Hathaway (BERK34) possui fundamentos sólidos e perduram ao longo dos anos. Fundada em 1841 em Omaha (EUA) é uma das empresas mais procuradas pelo investidor com foco no longo prazo. Dirigida por Warren Buffett, possui controle e participação em empresas de diversos segmentos. Alguns fatores relevantes atraem os investidores: 1) histórico de sucesso dos investimentos da holding em empresas sólidas como Coca-Cola, American Express e Gilette; 2) compromisso de Buffett com uma gestão transparente e com alto nível de governança corporativa; 3) o alinhamento pleno de interesses entre administração e os acionistas da empresa.
Lembrando que os ativos mencionados no artigo não se tratam de recomendação de investimentos. Convido a todos os investidores a conhecer o trabalho da JB3 Investimentos voltado a auxiliar as pessoas a buscarem uma estratégia aderente ao seu perfil de investimentos e possam potencializar os seus rendimentos no longo prazo. Clique aqui para saber mais!