O último dia para enviar a declaração de imposto de renda é na próxima terça-feira, 30 de abril. Até a última sexta-feira (26), apenas 21 milhões de ajustes anuais haviam sido enviados. O número corresponde a 69% do esperado pela Receita Federal. O maior problema dos contribuintes que chegam a essa reta final sem ter acertado as contas com a Receita é a falta de organização, além de correr o risco de encontrar o site da receita sobrecarregado.
Aqueles que expediram a declaração mais cedo terão preferência na hora de receber o valor de restituição, caso haja. Idosos, portadores de necessidades especiais ou de alguma doença grave possuem prioridade.
Para o investidor que não entrar na malha fina, o valor será pago pela Receita federal em sete lotes, separamos abaixo um calendário para devida organização:
1° Lote 17 de Junho
2° Lote 15 de Julho
3° Lote 15 de Agosto
4° Lote 16 de Setembro
5° Lote 15 de Outubro
6° Lote 18 de Novembro
7° Lote 16 de Dezembro
Vale ressaltar que os valores da restituição serão corrigidos pela variação da taxa Selic (Taxa básica de juros definida pelo Banco Central). Além disso, o contribuinte tem o prazo de um ano para sacar o montante na agência bancária indicada na respectiva declaração.
Caso o indivíduo exceda o prazo da entrega, sofrerá multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo, 20% do imposto devido. Portanto, é importante ficar atento aos detalhes e se organizar o quanto antes para a declaração frente ao Leão. Para isso, seguem alguns pontos importantes:
Para uma assessoria de investimentos personalizada e gratuita, clique aqui e agende uma reunião! Você receberá uma ligação minha, no dia e horário determinado.