fbpx
COE

COE – Certificados de Operações Estruturadas: vantagens e desvantagens desse investimento

Autor Finanças Inteligentes-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
foto de um homem segurando um tablet com gráficos na cor verde água que simbolizam o COE

Quando o assunto é dinheiro, toda cautela é necessária para fazer um bom negócio. Está pensando em investir em COE- Certificado de Operações Estruturadas? Neste post vamos te mostrar as principais vantagens e desvantagens.

O que é o COE?

O Certificado de Operações Estruturadas- COE é um tipo de investimento criado pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) e regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ele seria a versão brasileira das notas estruturadas, muito comuns nos Estados Unidos e na Europa.

O COE é emitido por alguns bancos, que também podem permitir que sejam veiculados por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários. É o caso da XP Investimentos.

Por combinar elementos de Renda Fixa e Renda Variável, é indicado para quem busca rentabilidade, mas deseja realizar isso de maneira segura. Ou seja, sem ter o risco de grandes perdas, bem como sem observar uma grande volatilidade mensal em sua carteira de investimentos.

Modalidades de COE

Existem duas modalidades: capital garantido e capital de risco. No primeiro, o investidor tem um retorno garantido de, pelo menos, 100% da sua aplicação. Ou seja, caso a estratégia adotada não entregue um resultado positivo durante o período de duração do COE, ele devolverá o capital investido inicialmente.

Hoje em dia, existem inclusive modalidades de COE que garantem o capital investido inicialmente + IPCA do período, mesmo em caso de retorno negativo. Ou seja, evita-se que o capital seja depreciado pela inflação do período.

Já a segunda modalidade é mais arriscada, pois existe chance de perda total do investimento se o desempenho for inferior em relação à aplicação feita. Contudo, a vantagem é que não há nenhuma perda das quantias maiores que a investida.

Quais são as vantagens do COE

O COE vale a pena? Dependendo dos seus objetivos, sim. 

Diversificação

Uma das grandes vantagens é que ele permite uma diversificação dos investimentos.

Isso porque em uma única emissão podem ser feitas aplicações em diversas modalidades de ativos, de modo que você não estará concentrado em um único título ou papel. Sendo assim, ao adquiri-lo, o investidor tem o seu capital aplicado em vários tipos de ativos e derivativos ao mesmo tempo. Além disso, o COE pode investir em determinado fundo, o qual às vezes não está disponível ao investidor geral. 

Além disso, existe possibilidade é que ele invista em determinadas ações de dado seguimento. Assim, você se expõe a uma variedade de empresas tendo seu capital protegido.

Via de regra, ele se diversifica entre ativos de renda fixa e expõe o investidor a ativos de renda variável. Os retornos são atrelados a:

  • Ações nacionais e estrangeiras;
  • Índices da B3 e Bolsas americanas;
  • Taxas de juros;
  • Commodities; e
  • Moedas.

Tributação do COE

Outro benefício é a diminuição da tributação e taxas, uma vez que a cobrança do Imposto de Renda (IR) é feita apenas no resgate da remuneração, de forma única. Além disso, o COE segue a mesma tabela regressiva da Renda Fixa. Assim, como normalmente os COEs possuem duração superior a 2 anos, acabam entrando na alíquota mínima de Imposto de Renda, na faixa dos 15%.

Investimentos no exterior

O COE te dá a possibilidade de investir no exterior sem a necessidade de criar uma conta internacional ou enviar recursos para fora do país, com as transações em nossa moeda.

Você consegue evitar toda aquela burocracia. ter acesso a ações de grandes empresas internacionais.

Isso porque existem COEs que têm como ativo objeto fundos ou ações e índices internacionais. Exemplo disso é a Morgan Stanley, gestora global mundialmente reconhecida que oferece essa modalidade de investimento, inclusive por meio da plataforma da XP Investimentos.

Assim, você consegue ter uma exposição ao dólar, bolsa americana, europeia, petróleo e por ai vai. Tudo isso, sem assumir grandes riscos.

Valor mínimo

Via de regra, a partir de R$ 5.000,00 é possível ter acesso a diversas modalidades de COE para diversificação do seu portfólio.

Entenda as desvantagens do COE

Apesar de ter muitos pontos favoráveis, precisamos ressaltar que existem, sim, algumas desvantagens. 

Garantia do FGC

Uma delas é que ele não é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Dessa forma, caso a instituição financeira decrete falência, existe o risco de não ser feito o pagamento do certificado.

Liquidez

A baixa liquidez também deve ser levada em consideração antes de tomar essa decisão. O dinheiro aplicado só deverá ser retirado no seu vencimento para que a remuneração seja integral. Caso a pessoa opte por antecipar, os títulos poderão sofrer depreciação.

Uma alternativa nessa circunstância seria realizar a venda  no mercado secundário, onde você precisaria encontrar alguma pessoa disposta a comprar o seu título. Ocorre que, dificilmente, antes do vencimento você conseguirá vender este título sem que sofra um deságio.

Ainda que se trate de COE com capital protegido, esse resgate sem desvalorização somente  será possível no momento do seu vencimento. 

Teto de remuneração

É importante alertar também que o COE é estipulado em um rendimento máximo. Por conta disso, existe um teto para a sua remuneração, ou seja, mesmo que esteja acima do valor, você não vai receber a mais por isso.

Portanto, como qualquer tipo de investimento, o COE também tem os seus prós e contras. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Fale conosco! Prestamos serviço de assessoria de investimentos XP e temos um universo de possibilidades para você, sua família ou empresa!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!