Provavelmente você já viu esse ditado “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” e esta frase pode ser encaixada em várias áreas da nossa vida, ainda mais em nossas finanças, pois ter objetivos financeiros é importantíssimo para ter disciplina e investir melhor o nosso dinheiro.
Para quem não tem disciplina, definir objetivos financeiros pode ajudar bastante.
Portanto, veja bem: se você não sabe porque deve poupar dinheiro, certamente vai gastá-lo, ou acabar poupando menos do que poderia, desperdiçando o que temos de mais valioso: nosso tempo! Além disso, não precisa necessariamente ser um objetivo de comprar bens (como imóveis, carros, etc), pode ser uma viagem que você tanto deseja fazer, um intercâmbio para estudar fora do país, a reserva de segurança, um valor financeiro para seus filhos quando crescerem, sua aposentadoria, ou como chegar à independência financeira, entre outros.
Mas afinal, o que é um objetivo financeiro?
Você precisa definir um prazo e valor para o que quer. Por exemplo: se você quer comprar um carro novo é um objetivo. Por outro lado, se você quer comprar um carro novo que custa R$ 50 mil reais em um prazo de 2 anos, agora sim, estamos falando de um objetivo financeiro!
Sendo assim, quando você pensa no prazo que levaria para conquistar o que deseja, automaticamente estratégias de como incluir aquele valor no orçamento mensal vão sendo elaboradas, e é isso torna o objetivo alcançável.
No exemplo acima, seria necessário você poupar em torno de R$ 2.000,00 mensalmente, aplicado em um investimento financeiro que renda no mínimo 100% do CDI, hoje em 4,25% ao ano, para ter o seu carro novo em 2 anos. Sendo assim, o que vai acontecer é que cada mês que passar será um passo mais próximo do seu objetivo.
Além disso, outra técnica que também ajuda muito a ter uma visualização mais detalhada das suas metas e objetivos é a técnica chamada SMART, (significa “inteligente” em inglês). A sigla SMART é composta pelas palavras “Specific” – específico, “Measurable” – mensurável, “Attainable” – atingível, “Relevant” – relevante e “Time-bound” – temporal.
Assista às nossas aulas de Planejamento Financeiro!
Os objetivos financeiros são divididos em duas classes:
Objetivos relacionados ao equilíbrio financeiro.
- Exemplo: Sobrar dinheiro para começar a investir;
Objetivos financeiros para realizar um desejo ou sonho.
- Exemplo: Comprar ou trocar de carro.
Agora vamos ver na prática como essa técnica se aplica para esses dois exemplos:
S de Specific (Específica)
Quanto mais detalhada for a meta, melhor!
Então defina com clareza: o que, como, quando você irá realizar essa meta.
Nos exemplos da divisão de classes, temos:
- O que está comprometendo o meu orçamento mensal?
- Qual carro será comprado?
M de Measurable (Mensurável)
Uma meta mensurável é aquela possível de medir em termos financeiros ou de resultados. Para definir uma meta com essa característica, é importante estabelecer os números a serem alcançados.
Nos exemplos da divisão de classes, temos:
- Qual é o valor do meu padrão de vida hoje?
- Quanto custa o carro e quanto dinheiro você terá que poupar para comprá-lo
A de Attainable (Alcançável)
Se uma meta não for entendida como alcançável, é porque ela não é realista.
Nos exemplos da divisão de classes, temos:
- É possível baixar o meu padrão de vida em quais categorias?
- É possível, com seu atual nível de renda, poupar o dinheiro necessário para comprar o carro à vista?
R de Relevant (Relevante)
É importante que a meta seja realmente relevante. Porque se não for importante e não trouxer resultados positivos, você não se esforçará para conseguir atingir.
Nos exemplos da divisão de classes, temos:
- Investir todos os meses é importante para você alcançar seus objetivos?
- Você realmente precisa de um carro novo? Ele vai ser para seu trabalho ou vida pessoal?
T de Time-based (Temporal)
Toda meta deve ser temporal, ou melhor, ter um prazo certo para o seu alcance.
Quando isso não acontece, é provável que ela caia no esquecimento. Por isso, defina suas metas com prazos, e faça um balanço de tempos em tempos para verificar se está no caminho certo.
- Em quantos meses eu irei equilibrar minhas finanças e voltar a investir?
- Em quanto tempo você quer comprar o carro novo?
Planeje seus objetivos financeiros
Portanto, qualquer que seja a forma que você escolha para traçar seus objetivos financeiros, o mais importante é ter com o que se planejar. Afinal, é assim que se tem mais ânimo e disposição para viver e aproveitar as conquistas que terá no decorrer da vida!