A disparidade entre o dólar índex (cesta de moedas globais contra o dólar) versus dólar contra real é um dos temas mais comentados no mercado de câmbio nestes últimos meses. No mundo inteiro, o real está entre as moedas que mais perderam valor contra o dólar neste ano.
Apreciação do dólar frente ao real
Apesar de não haver sinalização de melhora na situação fiscal, já faz algum tempo que o dólar não consegue se apreciar mais frente ao real, o que revela um ponto de atenção para traders de câmbio.
Mais recentemente, começou a circular no mercado doméstico a necessidade de o Banco Central do Brasil ter de subir a taxa básica de juros para frear o movimento de fortalecimento do dólar contra o real.
Nesta última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), além de a taxa Selic continuar inalterada em 2% ao ano, o Banco Central não tomou nenhuma ação de sinalização para futuro aumento na taxa básica de juros, o que na tese do mercado doméstico poderia abrir as portas para o dólar recuar.
Alta do dólar vs real
Apesar de o Banco Central contrariar a pressão interna, o dólar contra real não somente parou de subir, como iniciou um forte movimento de correção, pegando vários players de surpresa.
Não surgiu o tão desejado driver macroeconômico para o dólar cair, mas o mercado simplesmente começou a vender dólar e comprar reais. O mercado nem sempre precisa de uma justificativa ou tese conhecida para se deslocar em qualquer direção.
Boca de jacaré
A queda do dólar contra pode ser considerada puramente movimento técnico de fechamento da “boca de jacaré”. Nenhuma boca de jacaré fica eternamente aberta e pode ser fechada a qualquer momento pelo mercado, com ou sem driver macro.

No gráfico acima, a linha preta revela o deslocamento do dólar índex e os candles revelam o deslocamento do dólar contra real. Pode-se notar claramente o nascimento do descolamento no mês de junho deste ano, começando a fechar a diferença agora neste mês de novembro.
Isso não significa que toda a diferença será fechada logo pelo mercado, até porque a moeda alcançou um suporte de curto prazo na média móvel simples de 200 períodos diária. Entretanto, o início do fechamento da boca de jacaré sinaliza a mudança da dinâmica no mercado de câmbio, de ponta comprada para ponta vendida.
Saiba mais sobre investimentos em dólar no exterior! Converse com um assessor de investimentos clicando aqui!