fbpx Skip to content
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube
5 de junho de 2023
Logo do blog Finanças Inteligentes
SIMULADOR DE RENDA FIXA
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
Menu
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
FALAR COM ESPECIALISTA DE INVESTIMENTOS
  • Empresas
  • Renda Fixa
    Tesouro Direto
    CDB
    Debêntures
    Outros

    LCI e LCA: o que são e como funcionam as letras de crédito

    Stéfano Caiula -
    julho 12, 2022

    CDB vs Tesouro Direto: qual o melhor?

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 28, 2022

    Comparativo de investimentos para empresas na XP vs Bancos Tradicionais

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 25, 2022

    Comparativo entre Renda Fixa e Ações

    Angelo Reis -
    março 7, 2022

    COE – Certificados de Operações Estruturadas: vantagens e desvantagens desse investimento

    Autor Finanças Inteligentes -
    outubro 8, 2021

    Debêntures: o que são, como funcionam e como investir

    Stéfano Caiula -
    agosto 16, 2021
  • Renda Variável
    Ações
    BDRs
    Criptomoedas
    Derivativos
    ETFs
    Fundos Imobiliários
  • Fundos de Investimentos
    Fundos de Ações
    Fundos Multimercado
    Fundos de Renda Fixa
    Fundos Cambiais
    Fundos Internacionais
    Fundos Alternativos

    Comparativo entre Ações e Fundos de Ações

    Angelo Reis -
    abril 7, 2022

    Fundos Cambiais: o que são e como funcionam

    Stéfano Caiula -
    novembro 22, 2021

    Fundos de investimento multimercado: como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    outubro 19, 2021

    Afinal, o que são fundos alternativos?

    Juliana Blanco -
    setembro 23, 2021

    Investir no exterior: guia por onde começar

    Juliano Troyano -
    julho 28, 2021

    Fundos de Ações: o que são e como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    julho 27, 2021
  • Previdência Privada
    Saiba mais

    10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA

    Letícia Pitz Solé -
    junho 28, 2022

    5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos

    Letícia Pitz Solé -
    junho 22, 2022

    Qual o melhor plano de previdência privada? PGBL ou VGBL?

    Gabriel Linhares -
    fevereiro 23, 2022

    Previdência Privada vs Seguros: qual a melhor opção?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Previdência Privada e Poupança: qual investir?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Portabilidade de previdência privada: como e quando devo fazer?

    Juliana Blanco -
    junho 28, 2021
  • Planejamento Patrimonial
    Saiba mais

    O que se entende por planejamento patrimonial? E por que fazê-lo?

    Juliana Blanco -
    março 4, 2022

    Regime de casamento e as implicações durante o matrimônio

    Malu Sprícigo -
    fevereiro 4, 2022

    Como traçar objetivos financeiros alcançáveis?

    Autor Finanças Inteligentes -
    junho 25, 2021

    Planejamento financeiro: Organize as suas finanças

    Autor Finanças Inteligentes -
    março 26, 2021

    O que é o planejamento financeiro pessoal e como realizar o seu

    Malu Sprícigo -
    agosto 19, 2020

    E como as coisas vão ficar quando você se for?

    Hugo Mund -
    dezembro 7, 2018
ETFs

ETF do Tesouro Nacional vai estrear na bolsa

Robson Versiani-
8 de abril de 2019
Início > ETF do Tesouro Nacional vai estrear na bolsa
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Planilha: vivendo de renda com fundos imobiliários
e-book o guia completo sobre BDRs
e-book o guia completo sobre ações
Logo tesouro nacional

Investidor pessoa física brasileiro, coloque o champanhe para gelar. O tão aguardado ETF de renda fixa já tem data marcada para estrear no pregão da bolsa de valores. A notícia é muito positiva e digna de uma bela celebração, como nas viradas de ano.

O primeiro ETF do Tesouro Nacional vai ser um grande marco para a história do mercado financeiro brasileiro. Será, também, o primeiro ETF de renda fixa relevante, replicando um índice conhecido, disponível para negociação no ambiente de bolsa de valores.

Até então, existia apenas um ETF de renda fixa no Brasil, gerenciado pelo grupo Mirae Asset Global Investments, lançado em setembro do ano passado. Entretanto, este ETF não pegou no mercado e acabou se tornando um elefante branco por alguns motivos: (i) algumas corretoras simplesmente não o negociam, (ii) metodologia do índice de referência é de difícil compreensão.

O ETF da Mirae replica o desempenho do S&P/BM&F Índice de Futuros de Taxa de Juros – DI 3 anos ER, o que, ao contrário do que se imagina, não reflete integralmente a oscilação dos juros futuros com vencimento em 3 anos por conta do acréscimo da variável de excesso de retorno sobre o índice.

Com a metodologia do excesso de retorno, o índice vai medir o desempenho do contrato de juros futuros de 3 anos a 2 anos e 6 meses corrigido pela Taxa DI-Cetip (CDI). Não é uma dinâmica que parece seguir de perto um título pós-fixado, nem pré-fixado. De forma resumida e grosseira, o excesso de retorno mostra o nível de um índice subtraído pelo custo de financiamento/empréstimo (no nosso caso, o CDI) que um investidor teria ao investir no índice.

Há vários anos o Tesouro Nacional começou os preparativos para lançar o primeiro ETF de renda fixa para replicar o índice IMA-B. O Itaú Asset Managment comprou a ideia e assumiu a responsabilidade de criar o ETF, respeitando o importante tripé de simplicidade, objetividade e acessibilidade.

O índice IMA-B é calculado pela Anbima e reflete uma careira teórica de títulos públicos indexados à inflação. São 14 NTN-Bs com vencimento de 2019 a 2055, atualmente com prazo médio de 1.869 dias (7,4 anos), taxa média de 4,31% (+IPCA) e volatilidade anualizada de 5,45%. Abaixo, é possível verificar a composição atual do índice IMA-B, mostrando cada NTN-B e seus respectivos pesos na formação da carteira teórica:

Gráfico IMA

Entre outras palavras, comprar este ETF do Itaú é como comprar todas estas NTN-Bs de uma só vez, na proporção mencionada na tabela acima. Portanto, se as taxas das NTN-Bs caírem, os preços dos títulos públicos irão se valorizar, assim como o preço do ETF a ser negociado em bolsa. Se as taxas das NTN-Bs subirem, os preços dos títulos públicos irão se desvalorizar, assim como o preço do ETF a ser negociado em bolsa. Ou seja, a mesma estratégia utilizada pelo investidor para comprar NTN-Bs no Tesouro Direto, poderá ser implementada para comprar o ETF.

O ETF vai se chamar It Now ID ETF IMA-B. O ticker (ou código de negociação) será IMAB-11. A taxa de administração é de apenas 0,25% ao ano (mesma taxa de custódia de Tesouro Direto cobrada pela B3).

As vantagens são inúmeras. Primeiramente, o ETF poderá ser negociado a qualquer momento durante o pregão, refletindo o preço de momento da carteira teórica de NTN-Bs. Melhor do que o atual sistema do Tesouro Direto, onde as atualizações de preço/taxa ocorrem, normalmente, apenas durante 3 vezes em dias normais. Em pregões voláteis, o Tesouro Direto costuma ficar inoperante (fechado) por alguns minutos/horas.

O ETF também permitirá exposição em várias NTN-Bs de vencimentos diferenciados que não são disponibilizados pelo Tesouro Direto. Atualmente, o Tesouro Direto permite compra apenas de NTN-B 2024, 2026, 2035, 2045 e 2050. No ETF, o investidor vai ser expor a NTN-B 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2026, 2028, 2030, 2035, 2040, 2045, 2050 e 2055.

Outra grande vantagem está na tributação. No ETF não haverá cobrança de IOF, não existirá come-cotas e a alíquota de IR será sempre de 15% sobre o lucro para qualquer período de aplicação.

O início das negociações do ETF na bolsa de valores está previsto para o dia 21/05/2019. O preço de cada cota será bem acessível e deve começar em torno de R$ 65,00. Para garantir liquidez no book de ofertas, o Itaú contratou o banco Santander para realizar a função de market maker.

O investidor tem muito a comemorar com a entrada deste novo produto competitivo no mercado financeiro brasileiro. Era uma demanda antiga, que felizmente vai se tornar realidade.

Toda equipe do blog Finanças Inteligentes está à disposição para esclarecer dúvidas ou detalhar mais informações relacionadas a este ETF, que sem dúvida se tornará um marco na história do mercado nacional. Não hesite em nos procurar através dos formulários de contato. Contem conosco, sempre!

Para uma assessoria de investimentos personalizada e gratuita, clique aqui e agende uma reunião! Você receberá uma ligação minha, no dia e horário determinado.

Robson Versiani
Robson Versiani

Iniciou carreira no mercado financeiro brasileiro em 2001 através do Banco BCN, onde desde então vem acompanhando e estudando o mercado nacional e internacional. Já publicou um livro voltado para o mercado de capitais e hoje trabalha como agente autônomo de investimentos na JB3 Investimentos.

Robson Versiani
Iniciou carreira no mercado financeiro brasileiro em 2001 através do Banco BCN, onde desde então vem acompanhando e estudando o mercado nacional e internacional. Já publicou um livro voltado para o mercado de capitais e hoje trabalha como agente autônomo de investimentos na JB3 Investimentos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Mais lidas

  • Análise técnica: aprenda a usar Fibonacci 209 visualizações
  • 10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA 184 visualizações
  • 5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos 180 visualizações
  • The Wall Street Zoo: os animais do mercado financeiro 165 visualizações
  • Como investir na XP Investimentos? 142 visualizações
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!
Fale com nosso time de assessoria

renda fixa

  • renda fixa
  • CDB
  • Debêntures
  • Outros

renda variável

  • Ações
  • BDRs
  • ETFs
  • Derivativos
  • Fundos Imobiliários

fundos de investimentos

  • Fundos de Ações
  • Fundos Multimercado
  • Fundos de Renda Fixa
  • Fundos Cambiais
  • Fundos Internacionais
  • Fundos Alternativos

ECONOMIA

  • Mundo
  • Brasil

planejamento patrimonial

  • Ver mais

câmbio

  • Ver mais

previdência privada

  • Ver mais

Investimentos

  • Ver mais
Logo do blog Finanças Inteligentes
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube

©2021. Todos os direitos reservados.

Logo da Agência Elévon Gestão de Crescimento

© As informações disponibilizadas no Finanças Inteligentes não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. A JB3 Investimentos, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme a Lei de proteção aos direitos autorais. Política de privacidade. Sitemap