O mundo dos investimentos requer estudo e muita cautela, afinal, os resultados podem ser maravilhosos ou desastrosos, caso não saiba o que está fazendo. Por isso, resolvemos trazer esse guia para você se tornar um bom investidor.
Porque muitas são as estratégias em torno dos investimentos, mas seguir exatamente o que outro investidor faz não é garantia de sucesso. Então, estudar é o caminho para criar as suas próprias estratégias e escolher onde prefere investir, tendo resultados interessantes e ficando satisfeito com suas escolhas. Veja!
O que é investimento e como ser um investidor consciente
O primeiro passo é saber diferenciar o que é investimento e o que não é. Por exemplo, um carro não é investimento, bem como deixar suas reservas financeiras na poupança. Isso mesmo! O dinheiro não vai atuar sozinho. Os acréscimos serão mínimos, o que não configura exatamente como um investimento.
Investir é, então, uma aplicação financeira que visa te trazer lucro. Sendo assim, temos uma diversidade de alternativas para investir. E tão importante quanto entender tudo isso é se tornar um investidor consciente, que é aquele que sabe de fato o que está fazendo com o capital que investe.
Guia de conceitos importantes na hora de investir
Antes de aprofundar seus conhecimentos nesse universo, vamos dar uma parada para conhecer termos importantes quando o assunto é investimento. Por exemplo:
Aplicação inicial: é o valor mínimo necessário para adquirir o ativo financeiro em questão.
Liquidez: diz respeito ao tempo e facilidade com os quais seu dinheiro vai se transformar em lucro no investimento.
Juros: é o quanto seu dinheiro vai render em porcentagem.
Vencimento: é um prazo para que seu lucro se torne de fato dinheiro na conta.
Risco: o nível de risco está associado ao quão vulnerável o investimento pode tornar seu dinheiro, porém, investimentos arriscados podem te dar mais lucro.
Importante lembrar também de outros termos relevantes além desses que já aprendemos. Os citados acima são referentes ao investimento em termos gerais. Com base neles você acaba descobrindo o seu perfil de investidor. Pode ser conservador, preferindo investimento de menor risco, moderado ou agressivo, sendo o último o mais ousado nos investimentos.
Renda fixa e renda variável
Para os investidores conservadores o comum é escolher investimentos em renda fixa, tais como:
Esses investimentos apresentam liquidez imediata e possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). É uma alternativa para quem deseja dar os primeiros passos.
Já os mais experientes ou com mais tolerância ao risco podem começar com os investimentos de renda variável, sendo o mais conhecido, até por leigos, as ações na bolsa de valores. É uma alternativa que pode dar altos lucros, mas que exige conhecimento na compra e venda de ações.
Esse é o seu guia prático para se tornar um bom investidor, começando a entender esse universo e escolhendo alternativas de acordo com seu perfil atual. Além disso, é muito importante aproveitar oportunidades de estudar sobre o assunto e contar com profissionais do ramo para aumentar seu capital com investimento.
Quer ajuda para aprimorar seus conhecimentos no mercado financeiro? Participe de nosso canal no Telegram.
