fbpx
Economia

Como a inflação pode afetar o seu planejamento financeiro

Juliano Gabrielli Pereira-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Como a inflação pode afetar o seu planejamento financeiro

A Inflação é definida pelo aumento dos preços de produtos e serviços. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é considerado o índice oficial pelo governo federal. O valor acumulado deste índice nos últimos 12 meses (Jan 2021 a Jan 2022) foi de aproximadamente 10,38%.

grafico inflacao bcb
Gráfico 1: Inflação últimos 12 meses. Fonte: Banco Central

O histórico do Brasil com relação a inflação é traumático. Entre 1990 e 1994 o índice chegou a 764%. Devido a este crescimento elevado, desde o ano de 1999 foi criado o regime de metas para a inflação. O teto da meta inflacionária tem por objetivo estabelecer um limite máximo para inflação a cada ano.

A cada mês, o IBGE faz uma pesquisa que leva em consideração o custo de vida médio das famílias que recebem entre um e 40 salários-mínimos em 10 regiões metropolitanas do País.

Portanto, a inflação tem relação com a quantidade de dinheiro que está circulando em uma economia, com o aumento anormal e descontrolado do acesso ao crédito ou crescimento desordenado dos meios de pagamento.

O que é a inflação?

Em suma, a inflação é uma unidade percentual que indica o aumento nos preços de bens e serviços em um determinado período. O aumento deste índice gera várias consequências para a economia do País, dentre elas, a perda do poder aquisitivo por parte das pessoas, as quais precisam desembolsar mais dinheiro para manter o padrão de vida.

Além disso, outra consequência é a desvalorização da moeda, que geralmente eleva a cotação do dólar. A inflação elevada é extremamente desfavorável e gera incertezas na economia, já que os investidores perdem o interesse em aportar valores no país em busca de segurança financeira.

Quais as causas da inflação alta?

O índice varia de acordo com a oferta e a demanda (procura) na economia do país. Quanto mais procura há para bens, serviços, produtos e não havendo oferta na mesma proporção, mais ocorre aumento nos preços. Quando o reajuste é em produtos de necessidades básicas, as pessoas mais pobres são as mais afetadas.

No setor de serviços, os aumentos podem afetar diretamente os gastos com saúde e educação.

Que impactos a inflação alta gera no planejamento financeiro?

Os impactos de um período de inflação elevada geram consequências que vão desde o custo de produção na indústria até o preço pago pelo consumidor final nos produtos e serviços essenciais. No planejamento financeiro esses reflexos também devem ser observados, na medida em que podem ser revistos, devido ao aumento do orçamento mensal de custo de vida.

As taxas de juros costumam elevar bastante em períodos de inflação alta. Com o intuito de desestimular o consumo, o governo federal toma medidas restritivas, aumentando custo do crédito e reduzindo a demanda da população.

Por que é importante realizar um bom planejamento financeiro?

Diante de todos estes fatores, não resta dúvidas com relação a importância de construir um bom planejamento financeiro neste cenário, observando cuidadosamente os fatores internos e externos capazes de prejudicá-lo.

Sendo assim, um bom planejamento permite avaliar riscos e definir estratégias para contorná-los.

Manter-se atualizado sobre os índices de inflação é fundamental, para avaliar quais produtos têm mais impacto no orçamento mensal. Assim, torna-se possível avaliar como será a evolução de gastos ao longo do tempo com, por exemplo, custo do plano de saúde. Também será possível entender se é preciso adaptar alguma meta diante desses cenários.

Para poder se proteger do aumento de preços, é necessário buscar mecanismos que façam com que seu capital e rendimento não sofram desvalorização com a alta de preços.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil, mas um bom caminho é buscar investimentos que apresentem um rendimento maior do que a variação de preço da inflação. Algumas opções de investimentos podem ser boas alternativas nestas situações, tais como: Tesouro IPCA, LCI/LCA, Debêntures, Fundos de Investimentos, ETFs e moedas estrangeiras.

Por fim, vale ressaltar que é de fundamental importância conversar com o seu assessor na busca da alternativa mais adequada ao seu perfil. Nós da JB3 Investimentos estamos a sua disposição para auxiliá-lo nesta jornada.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!