fbpx Skip to content
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube
6 de fevereiro de 2023
Logo do blog Finanças Inteligentes
SIMULADOR DE RENDA FIXA
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
Menu
  • Home
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
FALAR COM ESPECIALISTA DE INVESTIMENTOS
  • Empresas
  • Mercado Financeiro
  • Renda Fixa
    Tesouro Direto
    CDB
    Debêntures
    Outros

    LCI e LCA: o que são e como funcionam as letras de crédito

    Stéfano Caiula -
    julho 12, 2022

    CDB vs Tesouro Direto: qual o melhor?

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 28, 2022

    Comparativo de investimentos para empresas na XP vs Bancos Tradicionais

    Juliano Gabrielli Pereira -
    abril 25, 2022

    Comparativo entre Renda Fixa e Ações

    Angelo Reis -
    março 7, 2022

    COE – Certificados de Operações Estruturadas: vantagens e desvantagens desse investimento

    Autor Finanças Inteligentes -
    outubro 8, 2021

    Debêntures: o que são, como funcionam e como investir

    Stéfano Caiula -
    agosto 16, 2021
  • Renda Variável
    Ações
    BDRs
    Criptomoedas
    Derivativos
    ETFs
    Fundos Imobiliários
  • Fundos de Investimentos
    Fundos de Ações
    Fundos Multimercado
    Fundos de Renda Fixa
    Fundos Cambiais
    Fundos Internacionais
    Fundos Alternativos

    Comparativo entre Ações e Fundos de Ações

    Angelo Reis -
    abril 7, 2022

    Fundos Cambiais: o que são e como funcionam

    Stéfano Caiula -
    novembro 22, 2021

    Fundos de investimento multimercado: como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    outubro 19, 2021

    Afinal, o que são fundos alternativos?

    Juliana Blanco -
    setembro 23, 2021

    Investir no exterior: guia por onde começar

    Juliano Troyano -
    julho 28, 2021

    Fundos de Ações: o que são e como funcionam?

    Stéfano Caiula -
    julho 27, 2021
  • Previdência Privada
    Saiba mais

    10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA

    Letícia Pitz Solé -
    junho 28, 2022

    5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos

    Letícia Pitz Solé -
    junho 22, 2022

    Qual o melhor plano de previdência privada? PGBL ou VGBL?

    Gabriel Linhares -
    fevereiro 23, 2022

    Previdência Privada vs Seguros: qual a melhor opção?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Previdência Privada e Poupança: qual investir?

    Angelo Reis -
    junho 30, 2021

    Portabilidade de previdência privada: como e quando devo fazer?

    Juliana Blanco -
    junho 28, 2021
  • Planejamento Patrimonial
    Saiba mais

    O que se entende por planejamento patrimonial? E por que fazê-lo?

    Juliana Blanco -
    março 4, 2022

    Regime de casamento e as implicações durante o matrimônio

    Malu Sprícigo -
    fevereiro 4, 2022

    Como traçar objetivos financeiros alcançáveis?

    Autor Finanças Inteligentes -
    junho 25, 2021

    Planejamento financeiro: Organize as suas finanças

    Autor Finanças Inteligentes -
    março 26, 2021

    O que é o planejamento financeiro pessoal e como realizar o seu

    Malu Sprícigo -
    agosto 19, 2020

    E como as coisas vão ficar quando você se for?

    Hugo Mund -
    dezembro 7, 2018
Brasil

Indicadores ao Investidor V: Produção Industrial e Bolsas de Valores nos Estados Unidos

Leonardo Mendes-
19 de maio de 2020
Início > Indicadores ao Investidor V: Produção Industrial e Bolsas de Valores nos Estados Unidos
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
planilha planejando a sua aposentadoria
Mercado de Capitais dos EUA

O Mercado de Capitais é muito dinâmico, tudo acontece muito rápido.

Sendo assim, preparamos um resumo do Cenário do Mercado de Capitais no momento, com produção industrial dos EUA, Dow Jones, Economia Real e mais!

1 – Variação da produção industrial dos Estados Unidos, segundo relatório do G17 do FED

Um dos principais indicadores da economia é a Produção Industrial. A variação da PI dos USA, maior indústria do mundo, eixo importante da economia central do sistema, costuma ser um ótimo termômetro do desempenho global da indústria de transformação.

Os dados mais atualizados do G17 publicado pelo FED (principal boletim de Produção Industrial dos Estados Unidos) mostram qual é o atual desempenho diante da crise é histórico:

A close up of a map

Description automatically generated

A produção industrial dos USA, que demorou 10 anos para voltar a níveis pré-crise financeira de 2008, voltou para o mesmo nível da crise anterior em apenas 1 mês, mais abaixo ainda quando analisamos isoladamente a indústria de manufaturas.

A close up of a map

Description automatically generated

O movimento e o nível atual da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) é o menor já registrado pelo indicador. A UCI representa na prática quantos % da planta industrial instalada está sendo usada atualmente. Indicador muito importante para necessidade ou não de novos investimentos.

Quando adentramos no dado da indústria de produção de Veículos o número é ainda mais relevante: Este é o nível mais baixo de produção industrial desde início da medição do boletim.

A close up of a logo

Description automatically generated

2 – Dow Jones – índice da Bolsa onde negociam as Indústrias do USA

Diante dos dados apontados anteriormente, como está sendo negociado o índice Dow Jones, que mede a média de variação das ações das empresas industriais dos Estados Unidos?

Gráfico

Bem diferente do indicador econômico: O sombreado elíptico vermelho, é a queda das ações em 2008, diante da crise financeira global originada no sub-prime. E o retângulo em verde reflete o nível de variação do índice desde 2008 até hoje, mesmo diante da crise atual no preço das ações, o índice encontra-se 277% acima do valor do fundo de 2008.

Historicamente Dow Jones e Produção Industrial andavam correlacionados. Por que existe esse descolamento entre a Produção Industrial e a variação do preço das ações das empresas desde 2008 e sobretudo essa diferença de patamar na crise atual?

Alguns são os pontos, muitos deles já abordados aqui nos artigos anteriores, e outros iremos abordar mais a frente. Para resumi-los podemos citar alguns pontos importantes:

– Lucros das empresas X Produção Industrial:

Precisamos lembrar que quando você investe em uma empresa, você está fazendo parte do lucro ou perspectiva de lucro futuro dessa empresa. Nem sempre o volume de produção industrial reflete o lucro da empresa.

Questões tecnológicas e financeiras impactam diretamente o lucro das empresas mas nem sempre a produção industrial, sobretudo nos últimos anos, com o crescimento do lucro das empresas financeiras e de tecnologia, com o aumento da margem de lucro, e custo de endividamento mais barato em função das baixas taxas de juros.

– Composição do Índice de Ações:

Exemplos de empresas no top 30 do Dow Jones que podem refletir esse descolamento na relação do quadro citado acima, entre aumento do crescimento de lucro X crescimento do volume de produção industrial:

Microsoft, Apple, Visa, JPMorgan, Intel, Verizon, Cisco, IBM, American Express, 3M, Goldman Sachs…

– Crescimento da economia financeira em relação a economia real:

Em 2001 o tamanho do PIB Mundial X PIB Financeiro era aproximadamente 1 para 1, antes da crise atual, segundo dados do Credit Suisse, esse valor já era de 6 para 1. Crise atual deve acentuar ainda mais essa diferença, ou seja, dada liquidez mundial e baixo crescimento da economia real, o capital tende a migrar mais para os mercados do que a própria reprodução na economia “física”.

– Pacotes de estímulos Governamentais:

Os Governos das principais economias do Mundo (USA, Japão e Zona do Euro) passaram a estimular, monetariamente e fiscalmente, as economias pós crise de 2008, com os maiores pacotes de estímulos já observados na história. Isso, dentre outros aspectos, refletiu no seguinte quadro.

– Juros baixos por muito tempo

A manutenção de taxas de juros muito baixas, por vezes negativas, estimula os investidores a aumentarem suas posições no mercado financeiro. Tanto do ponto de vista de alocação de capital, como facilidade de captação dos recursos.

3 – Na crise atual, como está variando o Dow Jones?

A screenshot of a video game

Description automatically generated

Depois da queda de quase 37% observada durante a crise atual, desde o anúncio dos pacotes trilionários de estímulos o Dow Jones já subiu 32%, com um espaço de ainda 20% para patamares anteriores.

A questão é, o que o mercado está precificando nesse momento?

Para mim, vemos os investidores ignorando boa parte dos indicadores ruins da indústria, parecem otimistas com a duração do período de quarentena e com os pacotes de ajuda financeira, posicionando seus investimentos para uma recuperação gradativa do lucro dessas empresas.

Isto quer dizer que é um bom momento para maior exposição na bolsa industrial dos USA? Depende muito de como está o seu portfólio atual de investimentos, qual proporção já havia sido posicionada antes da crise e qual nível de risco e retorno atual de sua carteira.

Quando olhamos os dados fundamentalistas, depois da recente subida, podemos ver alguns preços em relação ao lucro das empresas, em patamares historicamente altos (caros).

Na medida que forem saindo os resultados trimestrais e demais indicadores, em paralelo com os dados da COVID19, mercado vai ajustando esses preços, naturalmente tendo correções no curto prazo. O que me parece, conforme artigos publicados nas semanas anteriores, é que caso continuemos pelo caminho da recuperação, a velocidade pode não ser a mesma que observamos nas últimas semanas.

Quer um portfólio de investimentos com os melhores produtos do país e do mundo, que equilibre gestão de risco e maximização da rentabilidade? Clique aqui!

Economia Real X Mercado de Capitais:

Com os dados aqui apresentados hoje, mais uma vez confirmamos aquilo que abordamos diariamente junto a nossos clientes: investir em ações e no Mercado de Capitais como um todo, não necessariamente reflete um dado econômico isolado, por mais sentido que ele faça.

Ao compramos um ativo, não estamos comprando PIB, Indústria, emprego ou desenvolvimento de uma nação; e sim, estamos fazendo parte do lucro gerado por aquelas empresas.

Portanto, devemos ter uma análise ampla dos dados e cenário econômico, e ao mesmo tempo, entender do funcionamento dos mercados. Desta forma equilibramos um portfólio, posicionado para não perdermos as oportunidades de rentabilizar nosso patrimônio, mas mantendo os investimentos de forma saudável por meio da gestão de risco, adequadas ao perfil do investidor.

Assessor de Investimentos
Leonardo Mendes
Leonardo Mendes

Graduado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina, Leonardo atua no mercado financeiro desde 2008, fez especialização profissional em Mercado de Capitais na University of Texas em Austin e cursou Investment Management certificado pelo CFA Institute. Atuou no Bradesco, Banif Invest e FIESC, atualmente é Assessor e Sócio da JB3 Investimentos.

Leonardo Mendes
Graduado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina, Leonardo atua no mercado financeiro desde 2008, fez especialização profissional em Mercado de Capitais na University of Texas em Austin e cursou Investment Management certificado pelo CFA Institute. Atuou no Bradesco, Banif Invest e FIESC, atualmente é Assessor e Sócio da JB3 Investimentos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Mais lidas

  • 10 dicas para montar a sua carteira previdenciária de ações e alcançar a sua LIBERDADE FINANCEIRA 297 visualizações
  • 5 melhores setores para compor a sua carteira previdenciária de ações e viver de dividendos 260 visualizações
  • Análise técnica: aprenda a usar Fibonacci 251 visualizações
  • Como investir na XP Investimentos? 163 visualizações
  • Como migrar do Banco para conta XP Investimentos? 145 visualizações
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!
Fale com nosso time de assessoria

renda fixa

  • renda fixa
  • CDB
  • Debêntures
  • Outros

renda variável

  • Ações
  • BDRs
  • ETFs
  • Derivativos
  • Fundos Imobiliários

fundos de investimentos

  • Fundos de Ações
  • Fundos Multimercado
  • Fundos de Renda Fixa
  • Fundos Cambiais
  • Fundos Internacionais
  • Fundos Alternativos

ECONOMIA

  • Mundo
  • Brasil

planejamento patrimonial

  • Ver mais

câmbio

  • Ver mais

previdência privada

  • Ver mais

Investimentos

  • Ver mais
Logo do blog Finanças Inteligentes
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Linkedin-in
Twitter
Youtube

©2021. Todos os direitos reservados.

Logo da Agência Elévon Gestão de Crescimento

© As informações disponibilizadas no Finanças Inteligentes não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. A JB3 Investimentos, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme a Lei de proteção aos direitos autorais. Política de privacidade. Sitemap