fbpx
Mercado Financeiro

Os melhores investimentos para você

Stéfano Caiula-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Lampada em cima de uma pilha de moedas representando os melhores investimentos para você

Com o crescimento das corretoras de investimento no mercado, as plataformas estão cada vez mais munidas de produtos das mais diversas categorias. Então, um investidor iniciante pode ficar um pouco indeciso sobre quais produtos escolher. Nesse artigo, vou te passar algumas dicas sobre melhores investimentos para você.

Antes mesmo de abrir seu app da corretora, você precisa definir seus objetivos de investimento e seu perfil.

Saiba mais sobre Perfil do Investidor

Melhores investimentos para o perfil convervador

Se você for um investidor bem conservador, seu produto ideal, sem dúvida, é a renda fixa, principalmente CDB e LCI/LCA. São títulos de baixo risco que vão te proporcionar uma rentabilidade tranquila pelo período da aplicação. Nesse caso, sugiro adquirir títulos pré, pós e inflação, montando uma carteira bem diversificada, que vai te deixar bem confortável.

Melhores investimentos para o perfil moderado

Já o investidor moderado, além dos produtos conservadores, pode analisar os fundos multimercado e, em proporção menor, fundos de ações.

Falando sobre os fundos multimercado, são fundos que investem em diversos setores da economia: eles podem expor-se a juros, moeda, bolsa (em proporção menor) e investimentos no exterior. Como são bem diversificados, acabam tendo um grau de risco maior que a renda fixa, mas menor do que a bolsa. Dentro dessa categoria de fundos, você vai encontrar produtos com grau de risco diferente, dependendo da tese de investimento. Seu assessor pode te ajudar a escolher o fundo certo.

Exposição à bolsa de valores

O perfil moderado ainda aceita um pouco de exposição à bolsa. Para aquele investidor mais inseguro, mas que gostaria de investir em renda variável, uma boa opção são as RUBIs. São um tipo de operação estruturada em que o investidor compra uma ação, em um determinado vencimento, com uma taxa fixa de rentabilidade e uma proteção até certa desvalorização do ativo. Esse tipo de operação costuma ser bem aceita pelos investidores sem experiência na bolsa e com prazo de investimento um pouco mais curto.

Além disso, o investidor moderado que busca rentabilidade maior, pode optar também por fundos de ações Long Biased. O que isso significa? Esse tipo de fundos tem características mais defensivas. Se, por exemplo, a bolsa cair 5%, os fundos Long Biased, vão cair 3%.

Portanto, são fundos mais tranquilos e indicados para investidores moderados.

Melhores investimentos para o perfil agressivo

Por fim, para o investidor mais agressivo, além desses produtos, é indicado expor-se à bolsa de forma mais consistente. Esse investidor pode montar sua própria carteira de ações ou, caso tenha um bom capital inicial, aderir às carteiras recomendadas do seu escritório de assessoria.

As ações têm potencial de rentabilidade maior, principalmente para o longo prazo.

É um investimento ideal para o investidor que gosta de tomar riscos ou que quer ser sócio das empresas. O investidor conta com a valorização no papel e pagamento de proventos. Se você está buscando um produto para sua aposentadoria, uma carteira de dividendos, por exemplo, pode ser interessante.

Outro produto indicado para o perfil agressivo e que gosta de imóveis são os fundos imobiliários.  Por meio deste produto, você terá acesso a prédios corporativos, galpões logísticos, shopping centers entre outros. Nessa categoria de investimento, você conta com a valorização das cotas do fundo e proventos mensais referentes aos aluguéis dos edifícios.

Portanto, além das ações e fundos imobiliários, para planejar sua aposentadoria, você pode investir também em previdência privada. Esse produto tem algumas vantagens como alíquota de imposto menor, planejamento sucessório e benefícios fiscais. Você pode optar por aportes mensais ou esporádicos.

Mercados Internacionais

Outro produto interessante para os investidores agressivos e de longo prazo são os investimentos atrelados ao dólar.

Ter uma posição nos mercados internacionais é interessante para diversificação da carteira. Você pode optar por investir em BDRs (recibos de empresas listadas nas bolsas internacionais), ETFs (carteira de ativos que replica um índice) ou fundos de investimentos com foco no exterior.

Para aquele investidor que gosta de operar na bolsa, os BDRs são os ativos mais indicados. Assim como na parte de ações brasileiras, você pode investir por conta própria ou aderir a uma carteira recomendada, em que você conta com um atendimento 100% profissional. Todavia, caso tenha um valor baixo para investir e queira apenas acompanhar o mercado, o ETFs é o produto para você. Além disso, caso você seja investidor qualificado, pode optar pelos fundos que investem diretamente na bolsa lá fora.

Nesse caso, você consegue produtos mais sofisticados, como por exemplo exposição aos países emergentes, mercado asiático e tecnologia. E se você não for investidor qualificado, não tenha um valor alto para investir e queira um produto com performance maior do que o mercado? Pode procurar por fundos de BDRs. Com aplicação mínima entre R$500 e R$1000 você já consegue investir e conta com uma gestão profissional do seu patrimônio.

Produtos alternativos

Para concluir, vamos falar sobre produtos alternativos. Para os amantes de investimentos mais arriscados e promissores, o mercado está oferecendo alguns produtos novos, como fundos de cannabis e criptomoeda. Esses setores têm potencial de valorização no longo prazo, mas ao mesmo tempo, existe alto risco envolvido. No caso do mercado da cannabis, o risco é regulatório.

É muito comum os países legalizar o uso da cannabis e depois mudar de decisão. Há uma forte intervenção da política nesse setor, o que gera estresse e aumenta o risco da operação. Da mesma forma, as criptomoedas são investimentos com grande potencial de valorização, mas que contam com alta volatilidade. Por isso, caso você queira expor-se a esse mercado, monte sua posição com cautela e mantenha sob controle o emocional quando esses investimentos apresentarem alta variação de preço.

Saiba calcular esse risco!

A ideia do artigo era apenas apresentar alguns produtos de acordo com o que os investidores normalmente procuram. Montar uma carteira de investimento vai um pouco além disso, de fato, aconselho dar uma olhada no meu outro artigo onde explico de forma mais profunda como montar uma carteira de acordo com seus objetivos.

Quer saber mais sobre como montar uma carteira de investimentos personalizada para você? Converse com nossos assessores, é grátis!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!

Artigos Relacionados