As criptomoedas são um dos principais assuntos que circulam em várias praças financeiras mundiais do momento. Algumas bolsas de valores inclusive já manifestaram interesse de listar produtos baseados em fundos de índice (ETF) para replicar um índice de criptomoedas. Preparem-se para o novo ETF de criptomoedas.
Aval da CVM
No Brasil houve avanço significativo com a autorização da CVM para que a gestora de recursos Hashdex possa realizar oferta do primeiro ETF de criptoativos no país. O ETF será negociado sob o ticker HASH11, com nome de Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice.
Informações sobre o ETF de criptomoedas
O objetivo do HASH11, o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil, será replicar a performance em reais do índice já existente internacionalmente conhecido como Nasdaq Crypto Index (NCI). O índice foi listado com suporte da Nasdaq na bolsa de valores de Bermudas (por conta da regulação avançada para criptomoedas) e agora, com a listagem na B3, estará disponível para qualquer investidor brasileiro comprar e vender o ETF baseado no índice NCI em reais.
As segmentações de investidores
Até então, apenas investidores profissionais (aqueles que possuem aplicações financeiras superior a 10 milhões de reais) tem acesso para aplicar no fundo Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM IE, antigo Hashdex Criptoativos Voyager FIM IE, (fundo que utiliza 100% do patrimônio para replicar a cesta de ativos do NCI).
Investidores qualificados (aqueles que possuem aplicações financeiros superior a 1 milhão de reais) tem acesso para aplicar no fundo Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM, antigo Hashdex Criptoativos Explorer FIC FIM, (fundo que utiliza 40% do patrimônio para aplicar em criptoativos, com os 60% restantes investidos em renda fixa, seguindo as normas da CVM).
Já investidores em geral (aqueles que não são profissionais, nem qualificados) tem acesso para aplicar no fundo Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index FIC FIM, antigo Hashdex Criptoativos Discovery FIM FIM, (fundo que utiliza apenas 20% do patrimônio em criptoativos, com os 80% restantes aplicados em renda fixa, seguindo as normas da CVM).
Com a listagem do HASH11, além de se tornar mais acessível, permitindo a qualquer investidor comprar e vender o ETF de criptomoedas na bolsa de valores brasileira ao preço negociado em reais naquele momento, também vai agilizar operações de investidores que visam aproveitar o timing, já que pelos fundos de investimento a cotização de aplicação ocorre em D+1 e a cotização de resgate ocorre em D+5 (Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index FIM FIM e Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM) e D+10 (Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM IE).
Índice Nasdaq Crypto Index
O Nasdaq Crypto Index, índice referência do ETF HASH11, busca criar uma carteira teórica que represente de forma geral o mercado de criptoativos. O índice é composto pelo Bitcoin (criptomoeda mais famosa do mundo), mas também possui peso razoável em Ethereum.

A tabela acima mostra a composição atual do NCI (Nasdaq Crypto Index), rebalanceado a cada 3 meses seguindo critérios como negociação em bolsas de criptoativos reguladas, suporte de pelo menos dois custodiantes institucionais, preço livre e representar pelo menos 0,5% do total do mercado de criptomoedas.
A Hashdex ainda não informou mais detalhes sobre a oferta do ETF HASH11, condições, custos, entre outros. Em breve, novas informações sobre o ETF deverão ser disponibilizadas ao público.
Fonte: https://www.nasdaq.com/Crypto-Index