A quase unanimidade de analistas, economistas e players de mercado esperava encontrar volatilidade significativa no mercado financeiro global neste período de eleições nos EUA.
Debate sobre o futuro americano
As inquietações com o futuro político dos Estados Unidos começaram a surgir no ano passado. Desde então, os investidores tem sido bombardeados por muita tensão no noticiário econômico, embora os mercados continuassem respondendo de outra forma, com a maior parte do tempo em upside.
Tendência de alta dos mercados mundiais
Várias praças financeiras mundiais inclusive já operam em níveis de preço acima do período pré-covid. O mercado global segue bullish desde abril de 2020, quando a correção de curto prazo se encerrou, dando início a um forte período de recuperação que se transformou numa tendência consolidada de alta.
Apesar do otimismo observado nos preços dos ativos, a atmosfera no mercado estava (e ainda está) contaminada por excesso de negativismo com o futuro, o que pode ter contribuído para que alguns investidores perdessem a incrível janela de entrada criada neste ano.
O impacto das eleições nos EUA
Com os avanços no processo de tratamento e vacina contra a covid-19, o foco do noticiário foi se alterando para “vender” o medo com as eleições nos EUA. Mais uma vez o investidor que se preocupou demais com projeções políticas e prestou menos atenção ao que estava acontecendo de fato no mercado, perdeu outra importante janela para abertura de posição comprada.
Desde o momento em que a vitória de Joe Biden, candidato do partido democrata, começou a ficar mais clara nas eleições nos EUA, os mercados globais entraram em forte upside, contrariando tudo aquilo que se comentou nos últimos 12 meses.
Neste curto período, por exemplo, o S&P500 saltou de 3.200 pontos para 3.650 na máxima desta última segunda-feira (9), considerada uma alta muito expressiva para um intervalo muito curto.

Eleições nos EUA: quem aproveitou, levou
O investidor que soube focar no mercado e aproveitar bem o rali de curto prazo em função das eleições nos eua, provavelmente já está pensando em embolsar ao menos parte dos lucros expressivos acumulados nos últimos dias.
Por outro lado, aquele outro investidor que está sempre correndo atrás de dicas gratuitas na internet ou seguindo a lógica dos noticiários provavelmente está enxergando suas proteções (puts) na carteira virar pó.
Este não somente queimou dinheiro, como também deixou de ganhar.