fbpx
Ações

Comparativo entre Renda Fixa e Ações

Angelo Reis-
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
renda fixa e ações

Com a taxa básica de juros (SELIC) em ciclo de alta no Brasil desde o início de 2021, muitos investidores estão revisando seus portifólios de ativos financeiros no sentido de aumentar a exposição em renda fixa. Também temos acompanhado que o FED (Banco Central dos E.U.A.) não apenas deverá começar a aumentar a taxa de juros básica americana, mas também deverá reduzir a compra de ativos com o objetivo de desestimular a atividade econômica por lá, e assim, conter a inflação.

Neste cenário, cabe fazermos um paralelo entre os dois principais ativos financeiros disponíveis no mercado financeiro e de conhecimento de boa parte dos investidores, que são os ativos de renda fixa e as ações.

Renda fixa

 Como regra geral, todo investimento financeiro com prazo e rentabilidade determinados é classificado como renda fixa. Exemplos:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário, título de emissão bancária) com vencimento em 22/02/2024 e rentabilidade de 12,5% a.a.;
  • LFT (Letra Financeira do Tesouro ou Tesouro Selic) com vencimento em 01/03/2027 e rentabilidade de SELIC + 0,15% a.a;
  • Debênture (título de emissão de empresa privada) com vencimento 15/09/2031 e rentabilidade de IPC-A + 7% a.a.

Os três exemplos acima, embora pareçam diferentes no que tange a rentabilidade, são subdivisões de renda fixa, respectivamente, prefixado, pós-fixado e atrelado a inflação (o que também não deixa de ser pós-fixado).

Uma outra característica importante da renda fixa é que relação entre o agente tomador (aquele que empresta de alguém) e o credor (aquele que empresta para alguém) é baseada no crédito.

Ou seja, dado que o vencimento (prazo do título de renda fixa) e a rentabilidade já estão definidas entre as partes desde o início da relação (na compra do título), o credor não tem participação na instituição que emprestou. Ele é, portanto, um mero financiador e a relação entre ambos é de uma dívida ou um empréstimo remunerado. Além dos citados acima, há outros títulos de renda fixa tais como:

títulos de renda fixa
Imagem 1: Títulos de Renda Fixa – Fonte: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/a-renda-fixa-esta-de-volta

Internacionalmente, há títulos de renda fixa tais como bonds, debêntures, treasuries.

De forma contábil, um ativo de renda fixa, do ponto de vista do tomador entra no balanço patrimonial ora como passivo circulante, ora como passivo não-circulante a depender do prazo vencimento e cupons (pagamentos intermediários, se houver).

Em termos de risco, o mais evidente tipo de risco é o risco de crédito do tomador. Pois, dado que a taxa e o prazo já são definidos, resta o risco do não pagamento (default). No entanto, também pelo balanço patrimonial, o passivo tem prioridade ao patrimônio líquido.

Ações

De acordo com a definição da renda fixa, fica fácil verificar que as ações não possuem as duas características fundamentais da renda fixa (prazo e rentabilidade determinados). Logo, as ações pertencem a classificação de renda variável.

Indo um pouco além, uma ação é a menor parcela da sociedade de uma empresa. Assim, o fato de um investidor possuir ações de uma empresa constitui um envolvimento direto com o negócio dessa empresa. Por este motivo, a relação com este tipo de investimento passa ser ainda mais forte, uma vez que o proprietário da ação está relacionado no patrimônio líquido da empresa. Esta relação é também conhecida como equity.

No caso das ações, o risco que sobressai é o risco de mercado, pois dado que as ações têm alta liquidez, as oscilações dos preços podem ser bastante expressivas em um dia, tanto para maior quanto para menor.

Assim como na renda fixa, é possível negociar ativos de renda variável internacionais, ora diretamente a partir de uma conta aberta no exterior para tal, ora via BDRs (Brazilian Depositary Receipts) que são certificados de ações negociados na nossa bolsa, a B3.

Mercados Primário e Secundário

É importante ter clareza de que há dois tipos de mercados para ambos os títulos comentados acima, a saber:

Mercado Primário: constitui-se pela emissão do título, seja renda fixa ou ação. Como é esperado, naturalmente são eventos que ocorrem de maneira específica. Consiste na essência do mercado de capital, ou seja, a intermediação entre o investidor (agente superavitário) e o tomador (agente deficitário). Em outros termos, é quando ocorre de fato a captação de recursos do investidor para o tomador.

Mercado Secundário: uma vez que o ativo já foi emitido, é permitido com que ele “troque de mãos” entre investidores, e assim como no mercado primário, pode ser de renda fixa ou uma ação.

O mercado secundário de ações é muito mais dinâmico e mais comum aos investidores. A bolsa de valores é o ambiente que permite que as negociações aconteçam em uma alta frequência, a ponto de um mesmo acionista da mesma empresa possa comprar e vender uma ação várias vezes por dia, se quiser. Ou também que uma parte significativa de sócios sejam alterados várias vezes durante o dia.

Já os títulos de renda fixa, também podem ser negociados no secundário, mas a frequência de negociações, pela natureza de oscilação de preços destes títulos, é menor que a de ações. Por este motivo, a bolsa de valores já não é o ambiente para tal. Aí entram as plataformas das distribuidoras de títulos de valores mobiliários (DTVM), mais conhecidas como corretoras.

Resumindo

Embora tenham características distintas, ações e renda fixa são ativos essenciais em uma carteira com boa diversificação. Como vimos, tendo estes dois investimentos no seu portifólio, o investidor pode combinar previsibilidade (em rentabilidade e prazo) com o alto retorno, ter exposição em tipos de riscos distintos, adicionar ou reduzir liquidez na carteira.

Gráfico de movimentação de mercado financeiro
Imagem 2: Comparativo entre o CDI e Ibovespa – Fonte: XP Investimentos

Quer montar uma estratégia personalizada de investimentos em renda fixa e ações? Solicite uma conversa gratuita comigo clicando aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Categorias
Faça parte de nosso canal no Telegram! Notícias e conteúdos do Mercado Financeiro em seu celular!

Cadastre-se em nossa
Newsletter Gratuita!

Não te mandaremos spam!