Nada muito diferente do que tem acontecido desde 2009 em várias praças financeiras mundiais, 2019 encerra a década com bull market, sendo um ano muito positivo para holders em ativos de risco no mundo inteiro.
O vigor do bull market e o poder do mercado
Mantendo a dinâmica dos últimos anos, todos os eventos adversos que surgiram em 2019 foram superados pela força bullish do mercado. Existem vários fatores de risco sobre a mesa, ou mesmo visíveis no horizonte, porém, o mercado segue insistentemente bullish.
Por mais que algumas teses possam ser consideradas factíveis, o mercado sempre foi e sempre será soberano. Entender a importância da soberania do Sr. Mercado é um ponto fundamental para que os investidores consigam aproveitar oportunidades e obter um bom desempenho no ambiente de mercado financeiro sem a necessidade de tentar prever o futuro, algo obviamente impossível.
Medo ou esperança de voltar o Bear Market?
Ainda assim, a cada correção de curto prazo surgem materiais espalhando terror ou justificando o início de uma era de bear market.
Isso é perfeitamente natural e compreensível. Quem acertar o timing da virada bear, mesmo errando em várias outras ocasiões no passado, vai alcançar a fama no mercado e ter uma ótima oportunidade para ganhar um bom dinheiro vendendo cursos e palestras.
Sem sinal de apocalipse, 2019 termina cravando 10 anos de ciclo bullish global. Algumas praças, como a brasileira, chegaram atrasadas, mas hoje ninguém está de fora da festa.
O mundo inteiro segue bull market!
Estados Unidos
A praça norte-americana, a mais influente do mundo, segue firme no ciclo de alta. Dow Jones superou recentemente a marca histórica dos 28.000 pontos. No início do ano, o índice oscilava em torno de 22.000 pontos.
Reino Unido
Na terra do Brexit, o mercado de ações iniciou o ano aos 6.600 pontos, pesado pela indefinição de cenário macroeconômico. Mesmo com várias discussões, adiamentos e desentendimentos que marcaram o cotidiano dos britânicos em 2019, a bolsa de valores se aproxima do fim do ano aos 7.500 pontos, acumulando um bom upside.
Alemanha
A Alemanha, que sofreu o ano inteiro com o risco de recessão, atualmente estagnada economicamente, sequer apresenta sinal de esgotamento em sua forte perna de alta observada em 2019 na bolsa de valores.
França
A França também acumula um belo upside em 2019. As manifestações frequentes dos coletes amarelos parece ocupar espaço, apenas, na imprensa local e parte da mídia global. No mercado financeiro, o ambiente é completamente diferente.
Japão
Os japoneses também não tem muito do que reclamar. Apesar do crescimento modesto, e poucas novidades no horizonte macroeconômico, Nikkei segue fortemente bull market, ultrapassando os 24.000 pontos, muito acima dos 19.000 pontos observados no início deste ano.
China
Os chineses estão sendo pressionados a ceder em alguns pontos na guerra comercial com os Estados Unidos, e ainda precisam administrar o macro interno para que a economia continue em trajetória de pouso suave. Depois de várias décadas subindo mais de 10% ao ano, o PIB segue oscilando próximo dos 6% ao ano, mas sem desanimar o mercado.
Apesar da volatilidade intensa, considerada comum para a bolsa de Shangai, 2019 se encerra com ganho acumulado razoável.
Índia
A bolsa da Índia segue fortemente bull market, renovando máximas históricas com elevada frequência ao longo dos últimos anos. Em 2019 não foi diferente, mercado bullish e alcançando mais um recorde histórico.
Brasil
No Brasil o mercado segue indiscutivelmente bullish, puxado tanto por drivers internos, quanto por drivers externos. O Ibovespa se aproxima do fim do ano alcançando mais um recorde histórico, sem apresentar novidades relevantes.
Rússia
O mercado acionário russo também apresenta um belo upside em 2019. Após iniciar o ano aos 2.300 pontos, o mercado supera mais uma marca histórica, ultrapassando os 3.000 pontos.
Turquia
Para encerrar a série, nada melhor do que apreciar o gráfico do principal índice acionário do mercado turco. Duramente afetada por um choque de fúria do mercado em meados de 2018, a Turquia encerra 2019 fortemente bull market, aos 111.000 pontos, bem acima dos 88.000 pontos registrados no início deste ano, que por sinal foi o mesmo patamar da mínima do ano passado.
Saiba mais sobre como bull market ao redor do mundo pode impactar em seus investimentos! Converse com um de nossos assessores clicando aqui!